Governo prorroga prazo para vacinação contra aftosa no Acre

O prazo para vacinação contra a febre aftosa bovina e bubalina (em búfalos) foi prorrogado no Acre. Após pedido do Instituto de Defesa Animal e Florestal (Idaf), o Ministério da Agricultura (Mapa) autorizou que a vacinação se estenda até o dia 10 de junho.

Até o momento, devido ao forte período de chuvas que tem dificultado o manejo de animais jovens para vacinação, foi registrada uma cobertura vacinal de 56%. “Os produtores que estavam com dificuldades de se deslocar para realizar a compra da vacina, ou mesmo para manejar os animais, têm agora mais dez dias para regularizar seu gado”, afirma o diretor-presidente do Idaf, Ronaldo Queiroz.

Precisam ser vacinados nesta etapa da campanha os animais com até 24 meses de idade. Nos municípios localizados nas regiões de fronteira, a vacinação deve ser feita nos animais de todas as idades. No estado, cerca de dois milhões de bovinos e bubalinos devem ser imunizados até o término da campanha, que começou dia 1 de maio. “Apesar das chuvas ser inerente à nossa região, temos que ter que reconhecer que o curral encharcado dificulta o manejo do rebanho e por se só já seria suficiente para prorrogar a vacina”, acrescenta o coordenador do programa de Febre Aftosa do Idaf, médico veterinário Jean Carlos Torres.

Aqueles que não cumprirem a vacinação dentre desse novo prazo estarão sujeitos a multa. “Somos gratos à Divisão de Febre Aftosa do Mapa, que entendeu nossa real situação. Vamos evitar punir aqueles que foram prejudicados pelas condições climáticas”, explica Queiroz.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter