Governo promove reunião entre Bambacre e proprietários rurais

A sala de situação promove a cultura do bambu (Foto: Internet)
A sala de situação trata das ações da cadeia de bambu (Foto: Internet)

A sala de situação do bambu, que trata das ações da cadeia dessa matéria-prima, promoveu nesta terça-feira, 25, uma reunião com os proprietários de terra onde se encontra a vegetação e a Bambacre, fábrica de painéis de bambu que está se instalando no estado. O encontro se deu na Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect).

O objetivo da reunião foi iniciar as negociações entre a fábrica de painéis e os proprietários de terra. Foram apresentadas as vantagens que os donos poderão ter com a exploração do bambu, além de qual processo terão que utilizar, a legislação e os valores estipulados.

(Foto: Larissa Costa/Secom)
O encontro reuniu proprietários de terra e a fábrica (Foto: Larissa Costa/Secom)

Sérgio Figueiredo, engenheiro agrônomo e proprietário rural, considera a proposta uma possibilidade viável para o extrativismo. “Vejo uma alternativa, com resultado para todo mundo, porque o pequeno produtor não tem taboca, mas ele está no entorno de quem tem muita e vai se beneficiar da extração” diz.

Muitos questionamentos foram feitos pelos proprietários, pois é um tipo de matéria-prima que não é trabalhado no Brasil. Ao final, encaminhamentos e sugestões para dar continuidade ao trabalho foram realizados. “Esse é o ponto inicial de instalação da fábrica, foram identificados os proprietários que estão dispostos a trabalhar e a partir de agora a Funtac entra nessas áreas para fazer o inventário e repassar para a fábrica a informação que precisa para poder iniciar a exploração”, afirma Dixon Gomes, pesquisador da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter