Durante o curso os produtores terão orientações sobre a escolha de animais, reprodutores e matrizes
O governo do Estado, através da Secretaria de Agropecuária, em parceria com o Sebrae promove entre os dias 7 e 10 de novembro um curso sobre o manejo básico em ovinos. A qualificação faz parte do projeto “Ovinocultura: Rentabilidade Rentável para Agricultura Familiar”. Até agora já foram distribuídos quase dois mil animais, beneficiando diretamente 150 produtores rurais das regionais do Alto Acre, Baixo Acre e Purus.
De acordo com o secretário Mauro Ribeiro a proposta do projeto é garantir a segurança alimentar dos pequenos produtores, por meio da geração de renda. “Estamos distribuindo os animais para a criação, mas também estamos preocupados com a qualificação dos criadores. Assumimos o compromisso de tornar realidade o sonho de uma vida mais digna dos pequenos produtores rurais do Estado”.
Durante o curso os produtores terão orientações sobre a escolha de animais, reprodutores e matrizes, avaliação pelos dentes, puberdade e ciclo estral, reprodução, monta, inseminação, cuidados com as crias, tipos de castração, instalações, tipos de cerca, divisões de pastos, cercado maternidade, instalações de manejo. E ainda na área de manejo sanitário sinais de doenças e saúde, principais doenças dos ovinos, sintomas, tratamentos e quais as vacinas a serem utilizadas em ovinos, doenças infecciosas: doenças virais, doenças bacterianas, doenças parasitárias, doenças metabólicas e nutricionais, intoxicações e envenenamento.
O manejo nutricional e a escrituração zootécnica também fazem parte da programação. Nos dias 9 e 10 de novembro os participantes do curso irão conhecer as propriedades rurais que trabalham com a ovinocultura. O curso será ministrado no auditório da Secretaria de Agropecuária.