indicadores que norteiam

Governo promove pactuação dos indicadores de saúde de 2018

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesacre), iniciou na manhã desta terça-feira, 29, a oficina de Pactuação dos Indicadores de Saúde 2018, com a presença de representantes de nove municípios acreanos.

A oficina será realizada em dois dias, no auditório da Assembleia Legislativa (Aleac), e terá a participação de profissionais de Bujari, Capixaba, Jordão, Manoel Urbano, Porto Acre, Rio Branco, Santa Rosa do Purus, Senador Guiomard e Sena Madureira.

Os indicadores de saúde são uma ferramenta utilizada para monitorar e avaliar a situação da saúde em cada município, ajudando também na hora de definir prioridades, o que leva ao aperfeiçoamento dos serviços prestados à comunidade.

Secretário Adjunto de Planejamento e Gestão, João Francalino, durante pactuação (foto: Jorge de Oliveira)

De forma mais clara, o gerenciamento e o desenvolvimento de ações de saúde destinadas à população são feitos de maneira mais precisa, já que os indicadores representam a situação atual da população de cada município. O gestor pode definir prioridades para atender a demanda específica de cada comunidade.

“Estamos aqui justamente para mostrar a realidade da saúde nos nossos municípios. Só assim poderemos desenvolver metas e melhorar os serviços, atendendo de forma mais precisa as necessidades da população”, diz Joanderson Lima, representante de Bujari.

O secretário Adjunto de Planejamento e Gestão da Sesacre, João Francalino, explica um pouco da importância do papel dos indicadores de saúde em relação à melhoria no serviço prestado à comunidade.

“A atividade que estamos desenvolvendo é a que consideramos a mais importante dentro do processo de planejamento do Sistema Único de Saúde. Sem a pactuação dos indicadores, o processo de planejamento não atende à necessidade do cidadão, já que os indicadores servem como referência para que saibamos os problemas de saúde vividos pela população.”