Governo promove Jornada em Gênero, Raça e Classe Social para servidores

Jornada pretende sensibilizar gestores para o trabalho de combate ao racismo (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Jornada pretende sensibilizar gestores para o trabalho de combate ao racismo (Foto: Diego Gurgel/Secom)

As desigualdades raciais na sociedade brasileira têm gerado graves consequências no âmbito da política de acesso a bens e direitos

Preocupado em amenizar esses problemas, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e da Secretaria de Políticas para Mulheres (SEPMulheres), promoveu nesta sexta-feira, 10, a Jornada de Formação em Gênero, Raça e Classe Social para servidoras estaduais.

A iniciativa visa contribuir para a produção e difusão de conhecimentos no intuito de sensibilizar gestores para o trabalho de combate ao racismo e a construção de novas relações étnico-raciais e de gênero nas instituições públicas.

Para o gestor da Sejudh Nilson Mourão, a ideia é formar um grupo de agentes públicos para desenvolver essa política dentro de cada secretaria. “Queremos despertar a população para essa nova consciência de igualdade racial, e temos que começar fazendo o dever de casa dentro das instituições públicas”, frisou.

A secretária Adjunta da SEPMulheres, Selma Neves, afirma: “Ao promovermos a política da transversalidade, pretendemos fazer com que as mulheres entendem melhor o conceito de gênero. Saibam quais as políticas públicas Estado executa, que avanços já obtivemos na promoção da igualdade racial”, comentou.

“A receptividade do projeto dentro das secretarias e dos movimentos sociais tem sido de grande importância no combate a qualquer tipo de discriminação”, ressaltou a chefe do Departamento de Promoção de Igualdade Racial e Diversidade Religiosa da Sejudh, Almerinda Cunha. A intenção é de que a iniciativa chegue a todos os municípios do Acre.