Iniciativa é realizada pelo Instituto Dom Moacyr e pela Secretaria de Educação levando educação profissional nas comunidades rurais
O Governo do Estado, através do Instituto Dom Moacyr e Secretaria de Educação, desenvolve um projeto inovador que alia cursos de Formação Inicial e Continuada articulados ao Ensino Médio Rural – Asas da Florestania.
O trabalho de articulação começou em 2006 quando a Secretaria de Educação promoveu um encontro com diversos órgãos ligados ao meio rural a fim de discutir a possibilidade da oferta de Educação Profissional dentro das comunidades rurais atendidas com o Ensino Médio.
O Instituto Dom Moacyr ficou com a responsabilidade de desenvolver um projeto que remodelasse o Asas da Florestania redirecionando-o ao atendimento do Ensino Médio, agregando-se projetos complementares, que poderiam originar Cursos de Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores sob a responsabilidade do IDM.
Para o Gerente de Projetos para o Desenvolvimeto Econômico do IDM, Everaldo Araújo, o educando de Zona Rural deve ter uma educação customizada com a vivência e uso de tecnologias para que ele possa aplicar na prática de suas atividades do dia a dia.
"Pensar o Ensino Médio com as disciplinas convencionais sem estar conectado ao que o educando vivencia torna-se um fator de desmotivação. Geralmente o Ensino Médio prepara o educando para o vestibular e não para o desenvolvimento sustentável aliado as tecnologias. A integração entre a Matemática, História e outras disciplinas com competências de Qualificação Profissional em que ele vê sentido na aplicação do conhecimento faz com que ele tenha de fato motivação para o trabalho rural", revela.
"A possibilidade de articular a Educação Profissional como componente obrigatório do currículo dos cursos de ensino médio para as comunidades rurais de difícil acesso, representa um enorme incentivo e uma grande oportunidade para os educandos que aliarão sua formação geral com uma mais específica, que lhes permite aplicar e contextualizar os conhecimentos prévios e os adquiridos nos processos de ensino-aprendizagem", afirma a coordenadora da Integração entre o Ensino Médio e Educação Profissional, Paola Bianchini.
Recentemente, o projeto, por sugestão da Secretaria de Educação, foi implantado em 31 escolas de comunidades rurais de difícil acesso, em municípios com maiores carências e com os Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) baixos.
O Projeto de FIC Articulado ao Ensino Médio Rural, sob responsabilidade da Gerência de Desenvolvimento Econômico do Instituto Dom Moacyr, visa atender em média três mil estudantes matriculados em escolas rurais atendidas pelo Programa Asas da Florestania em todo o Estado do Acre.
Para a execução deste projeto a Secretaria de Estado de Educação capacita professores das escolas rurais atendidas pelo Programa Asas da Florestania.
Esta capacitação, segundo Everaldo Araújo, será realizada pela equipe Técnica e Pedagógica do Instituto Dom Moacyr através de uma de suas escolas, a Escola da Floresta Roberval Cardoso. Os cursos terão carga horária total de 300h, sendo 120h no primeiro módulo, no caso, Sustentabilidade e Organização Comunitária e 180h no módulo específico de cada curso.