Participaram das atividades os educandos dos cursos de Auxiliar em Saúde Bucal e dos cursos técnicos em Vigilância em Saúde
O Curso Técnico em Imobilizações Ortopédicas (CTIO) realizou, no último dia 8, um ciclo de palestras sobre saúde do trabalhador nas dependências da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha (ETSMMR). A atividade teve como objetivo empoderar os educandos para aplicar as ações de saúde do trabalhador tanto no serviço quanto no seu cotidiano.
Além disso, as áreas do curso Técnico em Imobilizações Ortopédicas e Vigilância em Saúde estão elaborando um projeto relacionado à saúde do trabalhador, com atividades diversas, a ser desenvolvido na Comunidade Escolar de Rio Branco, objetivando envolver todas as turmas da ETSMMR .
Participaram do ciclo de palestras os educandos dos cursos de Auxiliar em Saúde Bucal e dos cursos técnicos em Vigilância em Saúde (Visau) e Imobilizações Ortopédicas. O coordenador do curso Ozires Vieira, técnico em imobilizações ortopédicas palestrou sobre o tema: conceitos e quadro clínico da Ler e Dor.
O Curso Técnico em Visau participou da atividade ministrando uma palestra sobre a Norma Regulamentadora Nº 17 – Ergonomia, tendo como palestrante o coordenador do Curso, Arthur Fontenelle.
A mediadora do CTIO, Andressa Nogueira, desenvolveu a palestra sobre o tema: cuidados posturais nas atividades laborais e de lazer. Prestigiaram as apresentações a coordenadora geral da ETSMMR Anna Lúcia Leandro de Abreu e representantes da área de aprendizagem da escola.
“A princípio pensou-se numa atividade somente para os educandos do CTIO. Em conversa com outros mediadores, estendemos o convite para os demais cursos e a equipe da Escola, pois o tema saúde do trabalhador causa impacto em todos os segmentos”, relata o coordenador do CTIO, Ozires Vieira.
“Como gestor procuro valorizar e incentivar a aplicação de novos conhecimentos no serviço, e com o oferecimento do curso Técnico em Imobilizações Ortopédicas observo que há maior precisão na realização dos procedimentos, e consequentemente, o tratamento torna-se eficaz e vê-se maior satisfação dos usuários. Outro fator é a melhora na autoestima do trabalhador, pois este não apenas sabe fazer, mas o porquê para quê ele faz”, disse Rubernei N. do Nascimento, educando do CTIO e Gestor da oficina Ortopédica do Acre.
Outra atividade realizada pelos os educandos do CTIO, no último dia 9, foi a aula prática de anatomia no laboratório da Universidade Federal do Acre (Ufac). Essa atividade teve como objetivo a visualização dos cadáveres para estudo da área de Anatomia Humana e dos protótipos esqueléticos e musculares em tamanho real, que se deu através de um roteiro prático para identificação óssea do esqueleto e o seu funcionamento. A mediadora do curso Andressa Nogueira realizou a atividade com a turma.
“Como coordenador, eu acredito que esse tipo de aula facilita a aprendizagem do educando, levando em conta que a maioria não teve antes a oportunidade de visualizar os segmentos anatômicos por meio de tamanha diversidade de peças, tanto do sistema esquelético quanto muscular. Além do mais, proporcionamos aos educandos a oportunidade de visualizar cadáveres dissecados, onde os mediadores solicitavam que os mesmos apontassem de forma voluntária tudo aquilo que foi teorizado nos espaços de aprendizagem da ETSMMR. Durante toda a atividade, pode se notar o entusiasmo e o envolvimento da turma”, disse Ozires Vieira.