O governo do Estado, por meio do Instituto Dom Moacyr (IDM), promoveu na Igreja Presbiteriana de Senador Guiomard uma audiência pública para a criação de um Centro de Educação Profissional (CEP) do IDM no município.
O objetivo da atividade foi promover a participação da sociedade no desenvolvimento do projeto do novo CEP, devido ao novo panorama econômico e social que se instala na cidade com a chegada da Zona de Processamento de Exportação (ZPE).
As ZPEs são zonas demarcadas, de livre comércio com o exterior e isentas de impostos federais, o que incentiva as indústrias a se instalarem nesses locais. Nas ZPEs a produção deve ser destinada à exportação, sendo que todo escoamento de mercadorias é fiscalizado pela alfândega.
A instalação de uma ZPE no Acre, em Senador Guiomard, acontece por a cidade apresentar uma localização geográfica estratégica: após o termino da construção da rodovia que liga Rio Branco a Cruzeiro do Sul, tornou-se muito mais rápido e fácil o escoamento de mercadoria devido ao encurtamento de distâncias até os portos do Oceano Pacífico.
Com a instalação da ZPE surge a necessidade de material humano para trabalhar tanto nas obras quanto nas indústrias e também uma nova oportunidade para os jovens de Senador Guiomard. Porém, essa mão-de-obra necessita ser qualificada, e a maioria dos jovens do município possui apenas o ensino médio.
Assim, o governo Tião Viana, por meio do IDM, teve a iniciativa de instalar um Centro de Educação na localidade, com oferta de cursos que capacitem os jovens, dando-os novas oportunidades na área profissional.
Como a ZPE acreana está em fase de implantação, foi criada uma ouvidoria no município para poder apresentar o projeto de Educação Profissional do IDM para a população tirar dúvidas e, principalmente, ouvir as sugestões. Assim, a audiência pública objetivou recolher informações sobre as especificidades e necessidades da população local. Dessa forma, vai se tornar mais fácil definir os cursos técnicos a serem ofertados, visto que já existem recursos financeiros garantidos pelo Estado para a realização desse empreendimento.
Ao evento, que foi o primeiro de um ciclo, compareceram várias autoridades, entre elas o dretor-presidente do IDM, Irailton Lima, a vice-prefeita de Senador Guimard, Solange Pascoal, o representante da Secretaria de Articulação Institucional, Adonai Brito, e o vereador Antônio Rodrigues.
Segundo Irailton Lima, a recomendação do governador Tião Viana é que não façamos nada sem consultar o povo, e é isso que estamos fazendo. “Nós já temos 6 milhões de reais garantidos para a obra de construção do CEP e ainda mais recursos para colocá-lo em funcionamento. Agora é o momento de a população se manifestar para trabalhar em conjunto com o governo”, afirmou Lima.
Para Adonai Brito, é o início de um processo longo, que só tem a beneficiar Senador Guiomard. “A decisão política já está tomada, agora é saber aproveitar. Temos que dar graças a Deus pela implantação da ZPE e pelo instituto, que vai qualificar nossa mão-de-obra. Essa é uma oportunidade ímpar’, disse ele.
Está prevista uma ouvidoria sobre a implantação do novo CEP para o início do próximo ano. O estudante de ensino médio Jadson Silva afirmou que, com certeza, estará presente na próxima audiência pública: “É muito importante comparecer, pois temos que agradecer muito uma iniciativa como essa, que veio trazer esperança e oportunidades para nossa região. Agradeço em nome da Escola 15 de Junho.”