Governo promove atividades em alusão ao Dia Internacional Contra as Drogas

Nazareth Araújo disse que a sociedade precisa se unir nesse combate que não é só papel do governo (Foto: Val Fernandes/Secom)
Nazareth Araújo disse que a sociedade precisa se unir nesse combate, que não é só papel do governo (Foto: Val Fernandes/Secom)

Em celebração ao Dia Internacional Contra o Abuso e Tráfico de Drogas, o governo do Estado promove uma semana de diversas atividades sobre o tema no Acre.

Nesta sexta-feira, 26, a vice-governadora Nazareth Araújo participou de uma ação realizada no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (Caps AD III), da Estação Experimental. O evento visou unir os internos, funcionários e familiares para confraternizar e chamar a atenção para o combate ao álcool e drogas ilícitas.

O Caps AD III faz parte da rede de atenção psicossocial da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), e trabalha diretamente com a questão do combate ao uso abusivo de álcool e outras drogas. Durante esta semana, uma série de ações ocorrem em todo o país, por meio do Ministério da Justiça (MJ), que promove a campanha “Todos pela Prevenção”.

“A sociedade precisa se unir nesse combate, que não é só papel do governo, das partes sociais ou da família. Precisamos nos unir para combater esse mal tão grande que é o tráfico e o uso das drogas”, defendeu Nazareth Araújo.

A ação contou com a apresentação de uma oficina de artes com artesanatos produzidos pelos internos, e uma roda de palestras. O evento ocorre não só em Rio Branco, mas em outros municípios do estado.

A Atenção Psicossocial no Acre

A gerente-geral do Caps AD III, Jorgenete Melo, explicou que a instituição promove atendimento de segunda a sexta-feira, incluindo finais de semana e feriados com acolhimento 24 horas, a chamada internação.

“O usuário geralmente vem de maneira espontânea ou encaminhado por algum outro serviço. Contamos com serviço social, psicologia e atendimento médico”, explicou a gestora.

Jorgenete afirmou que o governo entende que a questão da dependência química não se resolve somente com a internação, mais que isso, é necessário o envolvimento da comunidade, o que torna o encontro ideal para confraternizar, ao mesmo tempo em que chama a atenção para a questão do combate ao uso abusivo de álcool e outras drogas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter