Brasileia chega ao 105° aniversário com uma história marcada por recentes episódios de catástrofes naturais. Por isso, secretarias de governo têm desenvolvido políticas públicas voltadas à reestruturação da economia local.
A Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN) já fomentou 175 empreendimentos no município, e em agosto novos investimentos chegam com o Programa Estadual de Feiras Regionais.
As barracas serão entregues para produtores locais, que vão trabalhar na modalidade de economia solidária, comercializando desde produtos de hortifrúti até alimentação, criando oportunidades de geração de renda e incentivando o desenvolvimento econômico da regional do Alto Acre.
Os investimentos já realizados beiram os R$ 90 mil e beneficiaram ambulantes, cabeleireiros, churrasqueiros, costureiras, manicures, meliponicultores, serralheiros e vitrocultores. “É com trabalho e apoio que as famílias terão suas perdas restituídas, e novos talentos serão amadurecidos”, reforça o secretário de Pequenos Negócios, Henry Nogueira.
Outra pasta que está estreitando diálogo para o desenvolvimento econômico de Brasileia é a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens). O governo sinalizou com a cessão de dois terrenos, a fim de que parte do comércio local se reestruture distante de área de risco. O projeto segue em andamento por meio do contato com empresários locais.