Bolsistas da Fapac apresentam trabalhos no 1° Congresso de Pesquisa do Acre

Os bolsistas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre (Fapac) estão apresentando seus trabalhos no I Congresso Regional de Pesquisa do Estado do Acre e no XXIV Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal do Acre (Ufac). O evento começou na quarta-feira, 1, e termina nesta sexta-feira, 3.

A professora Marta Adelino tem o apoio da Fapac para desenvolver sua pesquisa (Foto: Edna Medeiros/Secom)
Professora Marta Adelino tem o apoio da Fapac para desenvolver sua pesquisa (Foto: Edna Medeiros/Secom)

Ao todo, são 118 bolsistas da Fapac, dos quais 102 estão participando do evento em Rio Branco e 16 estarão no congresso em Cruzeiro do Sul, que será realizado nos dias 9 e 10 deste mês. São bolsistas de Pibic Jr., iniciação científica, mestrado e doutorado.

“O XXIV Seminário de Iniciação Científica e o I Congresso Regional de Pesquisa traduzem os avanços dos diversos segmentos da pesquisa científica em nosso Estado. E iremos fazer mais: nos próximos dias lançaremos edital para outros 120 bolsistas de iniciação científica e 350 na modalidade Pibic Jr.”, afirma Mauro Ribeiro, diretor-presidente da Fapac.

Para o professor do Centro de Ciências da Saúde e do Desporto (CCSD) da Ufac Alanderson Alves Ramalho, a iniciação científica é o primeiro contato que os alunos têm com a pesquisa. “O aluno sair da universidade para o externo auxilia muito na sua formação, tanto na humanização como na aprendizagem e nos primeiros passos como pesquisador”, diz.

A professora da Ufac e bolsista da Fapac Marta Adelino da Silva Faria apresentou o trabalho do seu doutorado que utiliza uma planta nativa popularmente conhecida como murmuru. “Estou aqui apresentando resultados preliminares em um congresso dentro da nossa própria casa, isso é muito satisfatório. O apoio que a Fapac vem dando para o desenvolvimento tecnológico e científico em projetos da região tem sido muito importante”, destaca.