Governo prestigia Fórum Municipal de Combate à Violência e Exploração Sexual da Criança e Adolescente

Na noite desta quarta-feira, 18, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres (SEASDHM), prestigiou o Fórum Municipal de Combate à Violência e Exploração Sexual da Criança e Adolescente, em Cruzeiro do Sul.

O fórum acontece diante da necessidade de enfrentamento das violências e de proteção às crianças, e em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual contra Crianças. A data foi instituída após o assassinato da menina de oito anos, Araceli Cabrera, um crime que há 49 anos permanece sem solução. O hall do Teatro Náuas foi preenchido com banners informativos, retratando a história do crime, que chocou a sociedade.

Evento contou com a participação de estudantes, organizações e instituições atuantes quanto à proteção das crianças e adolescentes no município. Foto: Maicon Vieira/Prefeitura de Cruzeiro do Sul

Cruzeiro do Sul conta com uma rede intermunicipal que busca combater a violência contra os jovens, sendo composta por várias instituições e órgãos engajados com a política, como o governo, a prefeitura, as polícias civil e militar, os conselhos tutelares, dentre outras. 

A titular da SEASDHM, Ana Paula Lima, relembra e celebra: “Há 22 anos eu fui secretária de Assistência Social neste município, numa época onde não havia políticas públicas, conselho tutelar ou abrigos. Reconheço e felicito todos os nossos avanços, porém, ainda temos muito a conquistar”.

“Fico feliz de ver essa rede de proteção crescendo e ter a certeza que estamos fazendo um bonito trabalho”, enaltece Ana Paula Lima. Foto: Maicon Vieira/Prefeitura de Cruzeiro do Sul

“Precisamos ser estratégicos, como governo e sociedade, estudarmos estratégias  para alcançar as famílias e suas crianças, ajudando-as quanto a este tema sensível”, continua a gestora estadual, quanto ao cuidado às crianças.

O promotor de justiça Leonardo Honorato deu ênfase à importância da prevenção: “A polícia só atua depois que o crime ocorre. Por isso, é preciso intensificar a prevenção da violência,  assim como a disseminação de informações e o fortalecimento da nossa rede de proteção. Com isso, poderemos, futuramente, celebrar os crimes que impedimos de serem cometidos”.

O delegado Rômulo Carvalho reforça a atenção e papel da sociedade na proteção às crianças. Foto: Maicon Vieira/Prefeitura de Cruzeiro do Sul

Por sua vez, o titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEMPCA), Rômulo Carvalho, alertou sobre a importância de realizar denúncias de qualquer violação dos Direitos Humanos, por meio do Disque 100, um dispositivo que não necessita de identificação e com poucas informações e pode impedir a propagação de mais crimes. “Se você suspeita de alguma violência à sua volta, denuncie. Por meio do Disque 100 muitos casos de estupro e violência são solucionados, a partir de investigações e apoio da rede de proteção”, finaliza.

No fim do evento, um manifesto foi apresentado por Joyce Nobre e assinado pelo vice-prefeito, Henrique Afonso, que disse: “Centenas de crianças sofrem diariamente, por isso, temos ciência do que precisa ser feito para protegê-las cada vez mais”. O documento estava à disposição para a assinatura de todos os presentes, fortificando o seu conteúdo.

Manifesto apresentado busca maior proteção para os jovens da cidade de Cruzeiro do Sul. Foto: Maicon Vieira/Prefeitura de Cruzeiro do Sul.

Para mais informações quanto à campanha do dia 18 de maio, na luta contra o abuso e a exploração sexual de menores, acesse o site: https://www.facabonito.org/. O Disque 100 pode ser acessado para denúncias de violações de direitos humanos, de maneira direta, grátis e está disponível 24 horas.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest