diálogo

Produtores rurais do PA Caquetá são recebidos pelo Deracre para fortalecimento da cadeia produtiva do Baixo Acre

Nesta quinta-feira, 19, o governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), representado pelo diretor de Desenvolvimento Regional, Tony Roque, participou de uma reunião com a presidente da Associação dos Produtores Extrativistas de Agricultura Familiar do Caquetá (Cooperativa Sonho Meu), Elizabeth da Silva, acompanhada da diretora financeira da instituição, Maria Cristina da Silva, e do chefe do Departamento de Engenharia da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Rosemberg Aguiar, para debater a respeito das melhorias dos ramais da região do Caquetá, localizada na zona rural de Porto Acre.

Reunião foi realizada para garantir trafegabilidade aos produtores. Foto: Luy Andriel/Ascom Deracre

De acordo com o diretor Tony Roque, foram registradas as demandas dos produtores e discutidos os serviços que devem ser priorizados para melhorar a trafegabilidade rural. “Encaminhei uma equipe até a localidade para vistoriar os ramais e realizar levantamentos, para assim dar uma resposta, em breve, sobre as principais reivindicações”, destacou.

Entre as reinvindicações, Elisabeth Silva, destacou a necessidade de garantir a manutenção das estradas vicinais do Caquetá, bem como da continuidade da produção na Agroindústria de Derivados da Mandioca, uma parceria firmada, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), entre a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o governo do Estado e empresas doadoras, em que os alimentos são entregues a entidades previamente cadastradas.

Tony Roque agradeceu a visita e a reafirmou o compromisso do governo do Estado. Foto: Luy Andriel /Ascom Deracre

“É uma cooperativa com cerca de 62 hectares de área plantada de mandioca e outros produtos agrícolas, e os produtores rurais necessitam das estradas vicinais para escoar os alimentos que são enviados ao Banco de Alimentos, em Rio Branco”, relatou a presidente da associação.

Para a diretora financeira da entidade, Maria Cristina da Silva, a reunião é importante para garantir a execução de serviços de recuperação e o melhoramento das estradas vicinais, com envio de máquinas para atuar na mobilidade dos produtores rurais e na trafegabilidade nos ramais.

Representantes da Cooperativa Sonho de Porto Acre. Foto: Luy Andriel /Ascom Deracre

“Solicitamos melhorias na Linha 11, no Ramal 10 e Ramal 9, onde é necessário fazer a retirada de atoleiros, a implantação de bueiros, a retirada de pontos críticos e a construção de pontes. É um trabalho essencial para os produtores rurais, pois eles necessitam comercializar produtos como macaxeira, banana, melancia, mamão e hortaliças”, destacou a diretora.

Por determinação do governador, Gladson Cameli, as intervenções nos ramais são realizadas pelo Deracre, que segue avançando com obras em todo o estado.