Governo planeja usar sistema construtivo inovador para casas populares

Foto: Gleilson Miranda/Secom
O sistema construtivo permite a construção de uma casa de 40 metros quadrados em até quatro dias (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governador Tião Viana se reuniu na Casa Civil nesta sexta-feira, 31, com os representantes da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), do Sindicato da Construção Civil do Acre (Sinduscon) e da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seop).

A reunião foi para apresentar ao governador um sistema construtivo inovador propício para edificação de casas populares, pois permite que uma unidade habitacional de 40 metros quadrados seja erguida em quatro dias.

O presidente do Sinduscon, Carlos Afonso Santos, conta que o modelo apresentado pelo grupo de empresários é um sistema viável, que não deixa resíduos e garante alta produtividade.

“Outra vantagem é que vem ao encontro de nossa necessidade atual no Estado, como a reconstrução emergencial de algumas cidades, com a construção de casas em locais que não inundam”, destacou o presidente.

O arquiteto e assessor especial de governo Wolvenar Camargo enfatizou que o projeto é muito interessante, por se tratar de um material novo com estrutura e conforto ambiental corretos, material com isolante térmico e acústico, e acabamento com facilidade de manutenção.

“Além de garantir, ainda, um custo viável e rapidez no processo construtivo, a melhor notícia é a agilidade enorme que podemos ter na construção dessas unidades habitacionais”, ressaltou Camargo.

Tião Viana demonstrou interesse em aderir ao modelo construtivo apresentado. “Vamos partir para a viabilização. Isso é algo que nos permite atender um grave problema social, e com tecnologia aprovada e reconhecida pela equipe técnica, vamos avançar nessa demanda”, afirmou o governador.

Casa modelo na Expoacre

O empresário Norival Fischer contou que a empresa possui uma casa modelo que estará erguida durante toda a Expoacre. No ramo há mais de 50 anos em Santa Catarina, o grupo empresarial defende que essa é uma nova forma de construir que acompanha o desenvolvimento da construção civil no mundo.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter