Governo planeja estratégias para fortalecer o desenvolvimento econômico e social do Acre

Responsável pela política estadual de incentivos industriais rurais e urbanos, pela integração econômica, comercial, industrial e de serviços em âmbito regional, nacional e internacional e, ainda, pela política estadual de desenvolvimento científico, tecnológico e inovação, a Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre (Seict) iniciou nesta quarta-feira, 6, na sala de reuniões do Hotel Nobile, em Rio Branco, o planejamento estratégico para 2023 – 2026.

Ações serão apresentadas por meio de um relatório para o governo do Acre. Foto: Aleksandro Soares/Saneacre

“O planejamento vai muito além do seu objetivo inicial, que é o de melhorar a gestão. Esse alinhamento visa fomentar o crescimento do estado. O governador Gladson Cameli quer mais diminuição das diferenças sociais e melhoria da qualidade de vida das pessoas”, disse o titular da Seict, Assurbanípal Mesquita.

Entre as metas que serão trabalhadas para os próximos anos, está a melhoria dos espaços propulsores de desenvolvimento como os polos moveleiros, polo logístico, parques industriais e a Zona de Processamento e Exportação, a ZPE.

Mesquita cobrou ações que visem a promoção e gestão de incentivos fiscais para mais empresas, estratégia que faz parte do eixo: indústria, comércio, serviços e agronegócio. Determinou, ainda, a ampliação de apoio e valorização ao desenvolvimento de negócios locais, entre eles o carro-chefe da Seict, o Programa de Compras Governamentais (Comprac).

Assurbanípal Mesquita agradeceu o empenho de todos os diretores, coordenadores e servidores. Foto: Aleksandro Soares/Saneacre

“Na área tecnológica, o avanço esse ano foi significativo. Com o apoio do governador Gladson Cameli, inserimos o Acre no mapa tecnológico do país, e com apoio do Fórum de Inovação e Desenvolvimento, do Sebrae e de empreendedores, fortalecemos o ecossistema”, analisou.

Na próxima quarta-feira, 13, os setores de indústria, ciência e tecnologia, eventos, e as entidades estatais parceiras farão a apresentação das ações estratégicas até 2026. O foco na atração de investimentos é uma das prioridades do setor por meio da política de comércio exterior.

“Todo o planejamento tem como base a estratégia pensada pelo Estado para os próximos dez anos, que nos coloca como instituição fomentadora entre os três valores estratégicos do plano decenal, com seis dos quatorze objetivos específicos sob nossa responsabilidade. Temos um papel social importante para o desenvolvimento do Acre”, afirmou.

Assurbanípal Mesquita agradeceu o empenho de todos os diretores, coordenadores e servidores. Um relatório será apresentado ao governador Gladson Cameli e à vice-governadora Mailza Assis, com os principais avanços da Seict. Para ele, “a união de todos em um único propósito, o desenvolvimento, é fundamental para a missão do Estado e seu compromisso com a sociedade”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter