água potável

Governo perfura poços artesianos para comunidades rurais de Porto Walter

O governo do Estado, por meio da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac), segue com a construção de novos poços artesianos para atender a zona rural de Porto Walter.

Na primeira quinzena do mês, os técnicos da autarquia contaram com o apoio de agentes da prefeitura local para garantir o acesso a água potável para os moradores das comunidades Araras e Campos Santana.

Comunidade Campos Santana foi uma das beneficiadas da ação governamental que construiu poços artesianos. Foto: cedida

“Cerca de cinco poços artesianos foram perfurados e o processo de distribuição de água potável para essa população já opera em modo experimental, e brevemente estará funcionando plenamente”, destaca o diretor-presidente da Funtac, Tom Sérgio de Menezes.

Nos próximos dias, a equipe governamental retomará os estudos geológicos do solo em outras localidades do município, para executar serviços de perfuração e instalação do filtro, pré-filtro, tubos e conjunto motobomba de novos poços artesianos.

O líder comunitário Raimundo Nazaré das Chagas é morador da Comunidade Campos Santana. Ele afirma que o benefício chegou no tempo certo, por se tratar do período de estiagem.

Poço artesiano que auxiliará o abastecimento de água na comunidade Araras. Foto Cedida

“Quero agradecer o governador Gladson Cameli por trazer esse benefício pra gente, principalmente nesse tempo de seca. Ter água potável perto de casa é uma benção para todos nós”, disse.

Além de Porto Walter, a gestão estadual também está construindo poços artesianos em Tarauacá. Rodrigues Alves também será beneficiada com a ação pública.