Assistência Social cumpre agenda intensa no Juruá

O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Assistência Social, dos Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres (SEASDHM), cumpriu agendas nos dias 13 e 14, em Cruzeiro do Sul, no Vale do Juruá.

Na sexta-feira, 13, a titular da SEASDHM, Ana Paula Lima, esteve presente na 4ª edição do programa Sejusp Itinerante, que contemplou toda a região. A secretária também marcou presença na última edição 2021 da Ação Humanitária Itinerante, realizada na Escola Estadual Maurício Matos, próximo à Unidade de Gestão Ambiental Integrada (Ugai) do Liberdade.

 

Ação Humanitária Itinerante. Foto: Camila Gomes/SEASDHM

A iniciativa é da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), e conta com a ajuda de parceiros governamentais e do Poder Judiciário.

A SEASDHM fez parte da Ação Humanitária desde a primeira edição, e oferece serviços de três naturezas: com a política de assistência social, leva orientação e divulgação dos serviços socioassistenciais no âmbito estadual. 

Já a política dos direitos humanos orienta sobre a obtenção da segunda via do registro civil e dá palestras de combate ao racismo e sobre violações dos direitos humanos. E, na política para as mulheres, contribui com orientações psicológicas e jurídicas, rodas de conversa sobre empoderamento econômico e enfrentamento à violência contra a mulher e meninas, por meio de uma equipe multidisciplinar.

“A realização da Ação Humanitária tem um grande valor para esta comunidade atendida, que é isolada, e principalmente por ser uma fronteira entre Tarauacá e Cruzeiro do Sul. Então esta ação não só está atendendo a comunidade como também está informando e esclarecendo sobre seus direitos”, pontua a coordenadora do núcleo da SEASDHM do Vale do Juruá, Milca Oliveira.

No sábado, 14, a convite da primeira-dama do município de Cruzeiro do Sul, Maria Lurdes Lima, a secretária Ana Paula Lima esteve presente a um café da manhã realizado na Fazenda Esperança Maria Madalena, que funciona como casa terapêutica feminina. A Casa Terapêutica Maria Madalena é um lugar de apoio às mulheres que passam por problemas por conta da dependência química. “Nós recebemos uma grande demanda das coordenadoras da casa, afinal o local se sustenta por meio de doações. Este, além de ser um momento para estarmos juntas, também tem como objetivo mostrar a realidade das mulheres abrigadas”, afirma Maria de Lurdes. 

Café da manhã na Fazenda Esperança Maria Madalena. Foto: Pedro Devani/Secom

Durante o café, Maria Lurdes Lima, contou brevemente a história da casa terapêutica e como tem sido o trabalho diário. O espaço acolhe mulheres, até mesmo as que já são mães ou estão grávidas e que desejam deixar a dependência química.

Durante as agendas, parceiros apresentaram a campanha Agosto Lilás. Foto: Pedro Devani/Secom

Além disso, ainda em alusão ao Agosto Lilás, o café foi um momento de conscientização sobre o enfrentamento à violência contra a mulher.

“Esse trabalho que temos feito é uma maneira de amar e olhar de um jeito mais sensível para as mulheres. Sabemos que não é fácil, mas ver resultados como os desta casa terapêutica é o que me motiva a continuar nesse mesmo caminho”, afirma a titular da SEASDHM. 

Titular da SEASDHM, Ana Paula Lima, enfatiza que o trabalho em apoio às mulheres não é fácil, mas deve continuar. Foto: Camila Gomes/SEASDHM

Após o café, a secretária esteve no Centro Socioeducativo (CS) Juruá, acompanhada da primeira-dama do Estado, Ana Paula Cameli, para conhecer o espaço e ver os resultados da horta que faz parte do projeto Plantando Sonhos.

O diretor da unidade, Angenor Correia, explica que o objetivo principal do projeto é ensinar os adolescentes socioeducandos a cultivar hortaliças e seu correto manejo, desde o preparo das leiras até a colheita. “Buscamos realmente gerar nos internos um desejo de mudança e oportunidade de trabalho e agregar valores e princípios aos adolescentes”. O CS Juruá trabalha atualmente com 14 internos. 

Diretor do Centro Socioeducativo Juruá, Angenor Correia, explica que o projeto Plantando Sonhos é uma forma de oferecer oportunidades aos adolescentes. Foto: Pedro Devani/Secom

 Para a secretária Ana Paula Lima, cumprir essas agendas e ver todo o trabalho do município de perto é uma prioridade da gestão. “É necessário estar presente às ações das organizações que funcionam como braço direito do governo do Estado. Estar sempre alinhado é uma prioridade para a SEASDHM”, observa a titular.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter