Governo participa de tratativas para fortalecer exportação e importação com o Peru

A integração econômica do Acre com os países vizinhos Peru e Bolívia é importante para o fortalecimento da economia acreana e criação de emprego e renda para a população.

Para dar seguimento a essa pauta, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), realizou na manhã desta segunda-feira, 8, uma visita institucional à sede da Asociación de Exportadores (Adex) do Peru, em Lima.

O presidente da Aleac participou das tratativas com a Adex. Foto: Neto Lucena/Secom

A comitiva de empresários acreanos e representantes do governo se reuniram com o ex-presidente da Adex, Erick Fischer, e o diretor executivo da instituição, Rafael del Campo. O evento teve também a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado estadual Luiz Gonzaga.

Erick Fischer, que foi presidente da Adex até 2022, destacou que o Brasil, por ser uma das maiores economias regionais, é um importante parceiro comercial. Foto: Neto Lucena/Secom

“Trabalhamos de maneira institucional e transparente, e esse é o começo de uma parceria de muito sucesso. Nosso objetivo é estabelecer um corredor limpo, sustentável e com bom relacionamento ambiental. Essa é uma exigência mundial para se fazer um bom comércio”, disse Fischer.

A integração econômica entre Peru e Brasil por meio do Acre, e a regularização da alfândega do lado brasileiro foram as principais discussões.

Marcello Moura, presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa), falou sobre a necessidade de integrar o Acre em rotas comerciais com os países vizinhos. Foto: Neto Lucena/Secom

“Essa missão significa o comprometimento do Estado em fortalecer a relação com o comércio interior, principalmente do corredor interoceânico. Estamos exportando para o Peru, e temos investimentos no país vizinho, como o Porto de Chankay que vai viabilizar o escoamento e recebimento de produtos no Acre”, destacou o titular da Seict, Assurbanipal Mesquita.

A comitiva acreana e representantes da Adex. Foto: Neto Lucena/Secom.

O presidente da Aleac discursou durante a reunião e destacou a importância dessa reunião. “Para a Assembleia é importante, pois há mais de 20 anos participamos do processo de integração entre Brasil e Peru. O governo, através do governador Gladson Cameli, tem liderado tratativas para avançar nessa pauta, também junto do presidente da Apex [Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos], Jorge Viana”, frisou.

“A maior missão da Agência de Negócios do Acre é fomentar a economia no estado e ajudar os empresários a se desenvolverem no mercado exterior. Viemos como vitrine do Acre no Peru, e nossa missão é mostrar ao mundo inteiro o que temos a oferecer”, disse Waleska Bezerra, presidente da agência.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter