avaliação e monitoramento

Governo participa de reunião técnica sobre migração no Alto Acre

Na quinta-feira, 23, a Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres (SEASDHM), participou de uma reunião técnica promovida pelo Ministério Público no município de Brasileia.

Reunião técnica foi promovida buscando maior aproximação entre os atores da política de migração em Brasileia e Epitaciolândia. Foto: Carlos Alexandre/SEASDHM

A ocasião foi de avaliação e monitoramento da organização da Rede de Proteção Social aos Migrantes e Refugiados nos municípios de Brasileia e Epitaciolândia, com o objetivo de fortalecer o diálogo entre as instituições e com a sociedade civil. O foco principal foi o de análise dos encaminhamentos já adotados no âmbito do Estado e dos municípios envolvidos com a política de migração.

A procuradora-geral do Ministério Público do Acre, Kátia Rejane, recepcionou os envolvidos com a política de migração da região: “Estamos aqui para um conhecimento formal do que já foi feito quanto aos nossos compromissos formalizados previamente”.

O promotor de Justiça, Juleandro Martins, enfatizou a necessidade de maior diálogo entre os envolvidos no fluxo migratório, para a obtenção de melhores resultados e entendimento entre as instituições: “Esse é um trabalho difícil que envolve muitos atores, mas precisamos trabalhar de maneira integrada para atender a política”.

A contribuição do Ministério Público foi apreciada por atuantes dos municípios e do Estado. Foto: Carlos Alexandre/SEASDHM

Representando o Estado do Acre, a titular da SEASDHM, Ana Paula Lima falou dos avanços obtidos com as diversas políticas públicas trabalhadas e assegurou: “Estamos na busca de mais conquistas, principalmente em relação à pauta migratória, que é tratada com muito rigor por nossa gestão”.

A gestora estadual também apreciou o esforço mútuo das instituições: “É valorosa essa união entre os entes responsáveis, principalmente a parceria do Ministério Público, que tem se mostrado disposto a construir um fluxo resistente, próximo ao Estado e aos municípios”.

O apoio do Conselho Estadual foi de grande importância para os municípios. Foto: Carlos Alexandre/SEASDHM

Na ocasião, os representantes dos municípios foram ouvidos quanto ao trabalho já desenvolvido, e um prazo foi estipulado para a apresentação de demais ações. O Conselho Estadual de Assistência Social tirou dúvidas técnicas dos profissionais municipais que se mostraram dispostos a trabalhar, junto com as instituições, para prover o suporte inicial.