Governo participa de intercâmbio de experiências em REDD+ para povos indígenas no Amazonas

O governo do Estado participa de Intercâmbio de Experiências sobre capacitações em REDD+ para povos indígenas e povos e comunidades tradicionais, por meio da Secretaria Extraordinária de Povos Indígenas (Sepi), nesta terça e quarta, 11 e 12, em Manaus. 

O evento do Comitê Regional busca facilitar o diálogo entre governo, povos indígenas e comunidade local sobre as políticas de baixa emissão. Participaram do comitê organizações indígenas de nove estados, assim como representantes de governos estaduais e membros consultivos.

Presidente dos Povos Indígenas, Francisca Arara, participa de intercâmbio, buscando melhorias para os povos indígenas. Foto: cedida

Segundo a presidente da Sepi, Francisca Arara, é importante a participação do Acre no evento, principalmente pelo pioneirismo do estado em programas e projetos de REDD+, além da ligação dos acreanos com os povos indígenas e tradicionais. 

“Recentemente, tivemos a realização do fórum indígena, entre os dias 4 e 7 de julho. Agora estamos planejando essa formação e apresentando algumas experiências da governança do Acre, como os programas e projetos do Sistema de Incentivos a Serviços Ambientais (Sisa)”, afirma a gestora.

Durante o evento foram debatidas pautas sobre a análise do regimento interno, a atualização da composição dos membros do comitê, o contexto global e nacional do financiamento climático, o relatório das atividades do comitê global, as perspectivas da COP 28 em Dubai e eventos de diálogo Global de interesse do povos indígenas e comunidades tradicionais. 

Povos indígenas e tradicionais participam de evento sobre capacitações em REDD+. Foto: cedida

A evolução do estado do Acre na defesa do meio ambiente e a criação da Secretaria de Povos Indígenas foram pontos de destaque no intercâmbio, além do fortalecimento do Sisa, da Companhia de Desenvolvimento de Serviços Ambientais do Acre (CDSA) e demais secretarias. 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter