Governo participa de evento sobre empreendedorismo universitário

A Secretaria de Empreendedorismo e Turismo do Acre (Seet) estará presente no evento Ciclo Empreendedor Universitário (CEU), no painel Graduandos e graduados: alunos que se encontram no empreendedorismo, no sábado, 17, às 15h (horário local), no YouTube https://www.youtube.com/watch?v=krtriVeZHR0.

O painel reunirá governo, empresas e universidades. “Mostramos que é possível cada frente se conectar e gerar impacto para o desenvolvimento socioeconômico do país”, explica Amanda Eloi, fundadora e coordenadora-geral do CEU.

A secretária de Empreendedorismo e Turismo, Eliane Sinhasique, falará sobre contrapartidas das universidades e suas iniciativas com o mercado. “Esse é um tema bem pertinente. O empreendedorismo deve ser estimulado nas universidades. Hoje, o aluno aprende a teoria da profissão, mas não aprende a gerenciar um negócio, a empreender no ramo, e isso é preocupante”, declara.

De acordo com estudos do Sebrae de 2016, apenas 6% dos universitários brasileiros são empreendedores e outros 21% pretendem empreender no futuro.

O evento é gratuito e voltado para o público acadêmico, empreendedor, investidor e gestor público. O objetivo do evento é provocar novas discussões a respeito do empreendedorismo, trazer informações do setor e conectar redes de contatos.

Caso de sucesso

A professora e pedagoga Mayara Cristina Ferraz resolveu andar na contramão das pesquisas. Formou-se em 2005 em Geografia pela Universidade Federal do Acre e em 2015 formou-se em Pedagogia pela Faculdade Cipeama.

Trabalhou por 6 anos nas redes estadual e municipal de ensino e durante um ano na rede particular. Há um ano, percebeu que poderia ganhar dinheiro com aulas de reforço para alunos especiais.

A professora Mayara resolveu empreender Foto: cedida

O negócio deu tão certo que Mayara diz ganhar o dobro do que ganhava antes. “Estou me formando em psicopedagogia também e meu sonho é lançar uma marca de aulas de reforço e atendimento psicopedagógico. A universidade não me preparou para isso, mas hoje enxergo essa possibilidade e vejo que dá muito certo”, declara a professora.

Ciclo Empreendedor Universitário

Criado em 2017, no Rio de Janeiro, o Ciclo Empreendedor Universitário (CEU) foi idealizado com o objetivo de fomentar habilidades dos estudantes para o mercado de trabalho, dando ferramentas para que os recém-formados possam mudar ou desenvolver a sociedade em que vivem.

Os eventos anteriores foram todos presenciais, no Rio de Janeiro. Hoje, a organização do evento busca levar o debate para todos os estados brasileiros e essa primeira edição online permite a participação do mundo inteiro.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter