Saúde retorna com mutirão de cirurgias na área de otorrino

Procedimentos que estão sendo realizados são de cirurgia de amígdalas e adenoides; cerca de 150 pacientes já foram atendidos

Dando continuidade ao processo de vazão às filas reprimidas de cirurgias, em setembro, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), retornou com o mutirão na área de otorrinolaringologia. Cerca de 32 procedimentos são realizados por mês, sendo que tiveram início ainda em fevereiro deste ano.

Cirurgias realizadas são das amígdalas e adenoide Foto: Odair Leal/Secom

Com a pandemia, entretanto, o mutirão teve que ser suspenso por medidas de segurança dos próprios pacientes, mas agora os procedimentos já podem ser realizados. Cerca de 8 cirurgias são feitas às quartas-feiras.

“Hoje nós já conseguimos finalizar processos de 2015 até 2018. Nossa maior dificuldade é o contato com esses pacientes, pois às vezes a equipe do Complexo Regulador, que é quem faz esses agendamentos, liga várias vezes e o paciente não atende ou atende e diz que não conhece o paciente”, destacou a secretária-adjunta de Assistência à Saúde, Paula Mariano.

Assim, os pacientes que possuem uma demanda para cirurgias de amígdalas e/ou adenoide devem procurar a Central de Agendamentos de Cirurgias (CAC) para realizar seu procedimento, explica Paula Mariano: “Por enquanto, as cirurgias estão ocorrendo apenas em Rio Branco, mas os pacientes contatados e atendidos são da lista do CAC, ou seja, de todo o estado”, enfatizou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter