Governo pactua liberação de recursos para reaparelhamento penitenciário

Mais de R$ 3 milhões foram liberados para aquisição de novos equipamento de segurança das unidades prisionais (Foto: Arquivo/ Secom)

Durante esta semana, várias autoridades do governo do Acre estiveram em Brasília para tratar e planejar a ação de combate à violência nas cidades e o crescimento de organizações criminosas em unidades prisionais.

Durante o encontro, o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, reafirmou o compromisso da União com o sistema prisional dos estados.

Em reunião, foi reforçada a liberação dos recursos para este ano, pois, a partir desse comprometimento, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) irá receber mais de R$ 3 milhões para a aquisição de escâneres corporais, bloqueadores de celulares e tornozeleiras eletrônicas.

De acordo com o diretor-presidente do Iapen, Martin Hessel, o encontro viabilizou também a troca de informação das atividades e as ações preventivas que estão sendo realizadas no Acre.

“Dialogamos com o Departamento Penitenciário Nacional [Depen], buscando orientações e sugerindo que, do valor repassado em 2016, fosse possível desvincular parte da verba para algumas ações de necessidades prioritárias, como o reaparelhamento das unidades prisionais e da própria instituição, visando a melhoria na rotina penitenciária”, declarou Hessel.