Após transferência via TFD, paciente com síndrome rara passa por cirurgia

Vinícius Afonso se recupera de cirurgia cerebral realizada em SP (Foto: Cedida)

Após transferência aérea via Unidade de Terapia Intensiva (UTI) realizada pelo Tratamento Fora de Domicílio (TFD), no dia 3 deste mês, para o Hospital das Clínicas de São Paulo, o jovem Vinícius Afonso, de 13 anos, portador de síndrome não identificada, recupera-se de uma cirurgia cerebral realizada no último dia 12.

A mãe do paciente, Isabel Afonso da Silva, diz que o filho está respondendo bem à cirurgia e o organismo não rejeitou o aparelho, mas, devido ao nível alto de sedação ao qual era necessário, por causa das dores e crises que sentia antes da cirurgia, ele ainda está na UTI do hospital.

Isabel explica que foi introduzido um eletrodo no cérebro de Vinícius e um aparelho no coração, para onde são enviados pequenas cargas elétricas. Esses níveis serão aumentados de acordo com a recuperação dele.

“Estou esperançosa de que ele se recupere e volte a ter uma vida normal. Li sobre vários casos de pessoas que passaram pela mesma cirurgia e hoje levam uma vida normal. A equipe médica também me garantiu que ele só sairá do hospital depois que tiver sido feito todo o possível para sua recuperação total”, conta a mulher.

Vinícius Afonso estava internado havia três meses na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Criança, em Rio Branco. Durante esse período, estava sendo acompanhado por profissionais da rede pública de Saúde do Estado.

Todos os trâmites da cirurgia do paciente foram viabilizados pelo Complexo de Regulação, da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e articulados pessoalmente pelo próprio governador Tião Viana.

“O complexo recebeu o pedido de transferência e buscou, por meio da regulação, hospitais no Brasil que pudessem realizar o tratamento adequado para a doença, tendo conseguido vaga no hospital de referência em tratamento de síndromes não identificadas, em São Paulo”, ressaltou Moisés Viana, gerente do Complexo de Regulação.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter