Governo orienta acreanos sobre a compra de passagens internacionais

Instituições reunidas para tratar do assunto transporte ilegal (Foto: Cedida)
Instituições reunidas para tratar do assunto transporte ilegal (Foto: Cedida)

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer (Setul), em parceria com a Agência Estadual Reguladora de Serviços Públicos (Ageac) está atento à venda de passagens de empresas de transporte terrestre, com atuação ilegal no deslocamento de turistas a países vizinhos, como o Peru. Por isso, a orientação é que na hora de planejar viagens, os acreanos verifiquem o credenciamento das empresas junto ao Ministério do Turismo.

Para falar sobre esse assunto, representantes da Setul e da Ageac estiveram reunidos com o presidente do Sindicato Acreano de Transportadores – que está em fase de consolidação – Marcelo Moura, nesta semana. O objetivo da mobilização entre as instituições é coibir o transporte irregular de pessoas.

De acordo com a secretária de Turismo, Rachel Moreira, é essencial que antes de adquirir passagens, as pessoas façam a consulta dos dados da empresa no Sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas que atuam no Setor do Turismo (Cadastur). “A pesquisa dos prestadores desse tipo de serviços é uma questão de segurança pra que ninguém tenha prejuízos e estresse com empresa ilegal”, disse.

Para que não restem dúvidas, Marcelo Moura destaca: “Não existem vans no estado habilitadas para vender pacotes de rotas internacionais, e, portanto, não podem oferecer esse tipo de serviços como operadores de turismo”.

Ainda segundo Rachel, a venda de passagens aéreas com milhas também merece mais atenção, em razão das fraudes que têm sido identificadas. “Vai viajar? Consulte a empresa, verifique se ela tem sede fixa, quais os tipos de reclamação que já existem contra ela e faça um seguro de viagem”, acrescenta.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter