Governo oferta curso profissionalizante aos socioeducandos de Rio Branco

Aula inaugural foi realizada nesta quarta-feira, 13, em centro socioeducativo da capital (Foto: Marcelo Torres)
Aula inaugural foi realizada nesta quarta-feira, 13, em centro socioeducativo da capital (Foto: Marcelo Torres)

O Instituto Socioeducativo (ISE) e o Instituto Federal do Acre (Ifac) deram início, na tarde desta quarta-feira, 13, ao curso de Administração de Empreendimentos Florestais de Base Comunitária. A atividade vai qualificar cerca de 20 jovens que cumprem medidas socioeducativas na unidade Acre, em Rio Branco.

A qualificação profissional terá uma carga de 160 horas-aula e duração de 40 dias com aulas de segunda a sexta-feira, das 14 às 18 horas.

De acordo com a engenheira florestal, responsável por ministrar as disciplinas, Janaina Liduina, a ideia é levar de forma sustentável, ambiental e economicamente, por exemplo, a construção e a gerência de uma horta comunitária e também a produção de móveis.

“Ao terminarem o curso, e após saírem da unidade socioeducativa, eles estarão qualificados para que junto à comunidade em que moram, possam explanar essa ideia de trabalhar com produtos naturais de forma sustentável”, destacou Liduina.

Para o diretor-presidente do ISE, Rafael Almeida, o Ifac tem sido um grande parceiro do ISE, e isso vai fortalecer ainda mais as ações que visam tirar o adolescente em conflito com a lei da ociosidade e proporcionar ao mesmo uma qualificação profissional.

“Observamos que a partir desses empreendimentos que visam à ressocialização, os adolescentes estão melhorando cada vez mais sua conduta dentro do sistema e que boa parte deles, ao deixar a unidade, consegue se inserir no mercado de trabalho. Isso é a prova que todo o esforço de cada profissional aqui dentro não foi em vão”, destacou Almeida.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter