O governo do Acre, por meio do Instituto Socioeducativo (ISE), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) no Acre, oferta cursos profissionalizantes aos socioeducandos, em Rio Branco.
Na tarde desta quarta-feira, 14, uma turma com 20 adolescentes iniciou as aulas de Noções Gerais de Instalador Hidráulico.
A atividade terá duração de 50 horas, entre aulas práticas e teóricas, quando os alunos terão noções de leitura e interpretação de projetos hidráulicos, orçamentos, aulas de matemática e geometria, além de instalações de sistema de água fria e quente.
“Essas ações visam motivar o menores em conflito com a lei a ter uma profissão, para que, ao deixar a unidade de internação, eles possam ter uma direção no mercado de trabalho”, destacou o diretor-presidente do ISE, Rafael Almeida.
Para o socioeducando L.L.M, poder aprender a profissão que o pai desenvolve no mínimo faz com que ele reflita sobre os caminhos tortuosos que tomou na vida. “Meu pai sustenta a família como pedreiro e instalador hidráulico, principalmente com os ‘bicos’ que fazia para alimentar a família. Infelizmente eu não dei valor a tudo isso, e somente aqui, com essas aulas, pude perceber o esforço que ele faz para sustentar a gente”, relatou o jovem.
O adolescente disse ainda que nesse período de sete meses em que está internado no Centro Socioeducativo, percebe que a conduta marginalizada só fez atrasar ainda mais sua vida. “Pretendo sair daqui sendo um novo homem, e não um garoto delinquente”, desabafou.