Governo muda realidade no Complexo de Florestas do Rio Gregório e investe R$ 43,6 milhões em qualidade de vida e inclusão social

Após a construção da BR-364, realizada pelo governo do Estado, a região do Complexo de Florestas Estaduais do Rio Gregório, entre Tarauacá e Cruzeiro do Sul, surgiu como meio de inclusão social. Os tantos hectares de terra não utilizada que pertenciam a poucos proprietários, passaram a constituir o lar de mais de 500 famílias, pessoas que antes moravam em áreas isoladas.

Na gestão do governador Tião Viana, a região recebeu os maiores investimentos, que garantem a mudança de vida com inclusão social e produção sustentável. Foram aplicados R$ 43,6 milhões em diversas ações, desde a agricultura e manejo sustentável, até cursos técnicos e construção de casas.

Nesta quarta-feira, 15, Tião Viana visitou a região e inaugurou as unidades de Gestão Ambiental Integrada (Ugai) do Liberdade e do Acuarua. Junto da comunidade, celebrou também a evolução social que está ocorrendo tanto ali, quanto nas áreas do entorno, como a Reserva Extrativista (Resex) do Rio Liberdade e na vila Santa Luzia, em Cruzeiro do Sul.

“Temos aqui o resultado de uma comunidade alegre, cheia de esperança, que saiu de condições inacreditáveis de dificuldade e está prosperando. Ela vence as dificuldades com sua identidade, com sua visão de trabalho e de organização, melhorando a vida. Fazem a proteção dos recursos naturais e encontram a saída para uma economia mais inteligente”, disse o governador.

Reconhecimento

Composta pelas florestas públicas estaduais do Mogno, do Rio Liberdade e do Rio Gregório, o Complexo tem em seu território 14 associações, que de forma organizada, são parcerias do governo na execução das ações e investimentos.

Em todos que estavam reunidos na Ugai do Liberdade, na manhã desta quarta-feira, havia o sentimento de agradecimento e reconhecimento por tudo que o governador Tião Viana e sua gestão realizaram. Uma das ações que estão ocorrendo, é o projeto de manejo comunitário para o trabalho com madeira legalizada, gerando renda e uso inteligente da área.

“Há 20 anos, quando não existia um pedaço de terra para o trabalhador, e só uma pessoa era dono das terras, o governo da Frente Popular tirou essa gente aqui da miséria. Tirou a terra da mão de um para dar a tantos trabalhadores, o governo criou a Floresta dando a concessão de uso para as famílias. Hoje, o governador Tião Viana está legalizando os moradores para trabalharem com madeira de manejo comunitário, está entregando ainda as máquinas para a comunidade”, afirma Jorge Luiz da Conceição, presidente da Associação do Tauari.

Renilda Costa, conhecida como Branca, liderança da Resex do Rio do Liberdade, também deu seu depoimento, reconhecendo o trabalho que tem mudado vidas na região. “Nós como pais, queremos um ambiente melhor para nossa família. Foi isso que o governador fez, por isso não deixaria de agradecer por tudo que foi realizado em nossa área. Um governador como esse, não sei se ainda vamos encontrar, ele valoriza os produtores”, disse, apontando para os caminhões que foram entregues para a comunidade.

Lembrando os tantos investimentos em armazéns para a produção, habitação, bônus de produção sustentável, piscicultura, kits de farinha, fruticultura, manejo comunitário, entre outros, Edegard de Deus, secretário de Meio Ambiente, também falou sobre os avanços.

“Agradecimento muito especial ao governador Tião Viana, pois ele construiu a possibilidade de ter esses recursos para investir nas famílias acreanas. Lembro que essa estrada era apenas um caminho. Hoje temos essa rodovia que é fruto do esforço de nosso governo”, disse Edegard.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter