Governo monitora nível dos rios diariamente

O Rio Tarauacá amanheceu nesta segunda, 26, com sinais de vazante (Foto: Sergio Vale/Secom)
O Rio Tarauacá registrou nesta segunda, 26, sinais de vazante (Foto: Sergio Vale/Secom)

O monitoramento do nível dos rios do Acre continua sendo realizado pelo Corpo de Bombeiros do Estado. Nesta segunda-feira, 26, o Rio Tarauacá, que transbordou, apresentou sinal de vazante. Na manhã de domingo, o rio registrava 10,41 metros. Nesta segunda, ele registrou 10,01 metros. “Dez famílias foram retiradas das áreas atingidas pelas águas e foram levadas para abrigo público”, informa o coronel Carlos Batista, coordenador da Defesa Civil do Estado.

Em Rio Branco, o nível do Rio Acre apresentou subida, passando de 12,94 metros no domingo, para 13,18 metros nesta segunda-feira. A subida também foi registrada no Riozinho do Rôla, afluente do Rio Acre, que atingiu 13,67 metros. Em Assis Brasil, Brasileia e Xapuri, o Rio Acre apresenta sinais de vazante e nesta manhã está medindo respectivamente 3,85 metros, 4,01 metros e 7,39 metros.

O Rio Iaco em Sena Madureira, que já ultrapassou a cota de transbordamento, registrou uma subida de 3 centímetros, saindo de 15,89 metros ontem para 15,92 metros hoje. Segundo a Defesa Civil, apenas uma família foi encaminhada para o abrigo público.

O Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, está com 12,67 metros ultrapassando a cota de alerta de 11,80 metros. A Defesa Civil do Acre está bem estruturada e mantém um plano de contingência para atender as demandas.

Rio Madeira

O nível de profundidade do Rio Madeira segue abaixo da cota de alerta de 16,69 metros. Nesta segunda-feira, 26, o rio registrou 15,15 metros. Segundo o coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel Batista, a distância entre as águas e a BR-364 é de 75 centímetros.