CAR do Acre se prepara para customizar modelo de análise

Técnico da Ufla define agenda de customização e implantação do módulo de análise do CAR (Foto: Paula Amanda)
Técnico da Ufla define agenda de customização e implantação do módulo de análise do CAR (Foto: Paula Amanda)

O Acre entra na segunda etapa do processo de customização do modelo federal de análise das propriedades inscritas no Cadastro Ambiental Rural (CAR). O governo do estado firmou acordo com a Universidade Federal de Lavras (Ufla), por meio do Ministério do Meio Ambiente (MMA), para garantir a adaptação do modelo federal de acordo com as necessidades da região.

Em outubro, técnicos da Universidade de Lavras estiveram em Rio Branco para apresentar o modelo federal de análise para a equipe do CAR. Durante a visita, eles puderam identificar quais as especificidades do estado na aplicação do modelo federal.

No último final de semana, o diretor de Tecnologia da Informação, da Ufla, Samuel Campos esteve em Rio Branco para definir a agenda de desenvolvimento e customização do modelo estadual. Em reunião com o Secretário de Estado de Meio Ambiente (SEMA) e também Coordenador Geral do CAR do Acre, Edegard de Deus, a Diretora Presidente do Instituto de Mudanças Climáticas do Acre (IMAC), Magaly Medeiros e o Coordenador Técnico do CAR do Acre, João Paulo Mastrangelo, ficou definido como se dará a próxima etapa do processo de customização, com a definição da agenda que será realizada no estado, com as instituições parceiras do projeto.

Com exceção de São Paulo, Bahia, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Espirito Santo todos os estados estão entrando na fase de análise. Para Samuel o Acre se destaca como um dos mais organizados.

“O Acre é um dos estados onde é possível ver a aplicação rigorosa do Novo Código Florestal Brasileiro. Esta organização diferencia a implantação do CAR nos demais estados e facilita o nosso trabalho de assistência técnica”, explicou.

Parceria importante

O sistema de cadastramento das propriedades rurais em todo país é constituído por três fases: cadastro, análise e validação. O coordenador geral do CAR ressaltou que, a importante parceria entre governo federal e governo estadual fez toda diferença nos resultados alcançados no Acre.

“O empenho do governador Tião Viana, em buscar apoio junto ao Fundo Amazônia e o governo federal, nos possibilitou a realização do projeto CAR no Acre. Atualmente nós temos mais de 22 mil cadastros registrados na base e agora estamos nos organizando para passar para outra etapa e manter a qualidade do atendimento ao produtor rural”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter