Governo mantém parceria com a Funai e garante atendimento assistencial a indígenas

O desenvolvimento de um trabalho culturalmente adequado à diversidade cultural e regional dos povos indígenas envolve alto grau de complexidade, já que implica no desenvolvimento de estratégias e metodologias particularizadas de atuação. Ciente destes desafios e da importância do papel da política de assistência social para a integralidade da proteção social dos povos indígenas, o Governo do Estado, através da Secretaria de Assistência Social dos Direitos Humanos e de Políticas para Mulheres (SEASDHM), garantiu durante reunião ocorrida na última segunda-feira, 10, a manutenção de parcerias com a Fundação Nacional do Índio (Funai).

A reunião aconteceu no gabinete da secretária de Assistência Social, Claire Cameli. Foto: Cedida

A parceria foi iniciada ainda em 2018 e já capacitou aproximadamente 40 profissionais que lidam diretamente com os povos indígenas em municípios do interior. A manutenção dos serviços garante o acesso à proteção socioassistencial, acolhendo, protegendo, orientando, acompanhando famílias e indivíduos em situação de violação de direitos, fortalecendo, reconstruindo os vínculos familiares e ainda comunitários.

“É umas das nossas preocupações manter esse vínculo e potencializar qualitativamente as rotinas de trabalho das equipes dos CRAS, CREAS, Conselhos Tutelares e demais atores da rede socioassistencial em municípios assistidos. Claro, no que se refere aos serviços prestados aos seus usuários autodeclarados indígenas, baseando-se sempre no princípio do respeito às suas culturas, costumes e tradições, conforme preconizada na Constituição Federal de 1988”, declarou a secretária de Assistência Social, Claire Cameli.

Parceria mantém serviços socioassistenciais aos povos indígenas acreanos Foto: Cedida

O técnico do Conselho Regional Purus, Samyr Farias, também presente na reunião, salientou que a parceria é de extrema importância, pois, demonstra a necessidade de articulação entre os órgãos indigenistas oficiais e as instituições governamentais. “É importante a garantia dessa parceria, pois o objetivo é qualificar os atendimentos prestados aos povos indígenas, além de efetivar a promoção dos direitos sociais e de cidadania”, finalizou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter