Governo leva palestra sobre empreendedorismo para mulheres de Senador Guiomard

Mais de 30 mulheres empreendedoras de Senador Guiomard participaram da palestra Empreender para Crescer na Escola da Vida, ofertada pela Secretaria de Empreendedorismo e Turismo do Acre, na Escola Orlando de Souza Viana.

Objetivo do projeto é estimular que esses pequenos negócios cresçam e tenham sustentabilidade.  Foto: Sergio Ronney

O objetivo do projeto é estimular que esses pequenos negócios cresçam e tenham sustentabilidade, que essas mulheres adotem atitudes empreendedoras, saibam planejar e utilizem a internet como ferramenta de divulgação do negócio.

A palestra é motivacional. “A maioria das mulheres inicia um negócio por estar desempregada ou por precisar de uma segunda fonte de renda para suster suas famílias, mas não acredita no potencial do empreendimento e nós mostramos a elas que é possível prosperar administrando bem seu pequeno negócio”, explica a secretária de Empreendedorismo e Turismo, Eliane Sinhasique.

Durante a palestra, Eliane mostra casos de empreendedores que tornaram-se ricos através de seus pequenos negócios. Ela cita o pipoqueiro mais rico do Brasil, Valdir Novaki, e o vendedor de água mineral milionário, Rick Chester. “Isso mostra para elas que é possível, sim, ganhar dinheiro fazendo o que gosta e que é possível prosperar, sim, com essa atividade. Bastam dedicação, organização e planejamento”, destaca.

Durante a palestra, a secretária de Empreendedorismo e Turismo mostra casos de empreendedores que tornaram-se ricos através de seus pequenos negócios. Foto: Sergio Ronney

“A palestra foi muito inspiradora. Sou manicure há mais de 10 anos e nunca soube administrar o que ganho. Eu vim para aprender mais sobre planejamento e estou saindo daqui cheia de novas ideias”, garante a empreendedora, Tânia Katia de Oliveira.

Já a designer de sobrancelhas Ronilda Oliveira saiu do emprego de assessora parlamentar da Câmara Municipal de Senador Guiomard e resolveu investir  em um negócio próprio. “Estou começando agora e pretendo ampliar meu negócio, trabalhando também com depilação. Vim em busca de aprender mais, pois precisamos nos reinventar sempre”, declara.

Mulheres empreendedoras no Brasil

O número de mulheres empreendedoras no Brasil é crescente. Segundo dados de uma pesquisa realizada pela Serasa Experian, o Brasil já conta com um contingente de mais de 5,7 milhões de mulheres empreendedoras, o que significa, aproximadamente, 8% da população feminina brasileira.

A pesquisa revelou que 43% dos donos de empresas no Brasil são do sexo feminino contra uma participação de 57% do sexo masculino. Outro dado interessante é que do total de empresas ativas no país, 30% delas tem mulheres como sócias.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter