Mais de 30 mulheres empreendedoras de Senador Guiomard participaram da palestra Empreender para Crescer na Escola da Vida, ofertada pela Secretaria de Empreendedorismo e Turismo do Acre, na Escola Orlando de Souza Viana.
O objetivo do projeto é estimular que esses pequenos negócios cresçam e tenham sustentabilidade, que essas mulheres adotem atitudes empreendedoras, saibam planejar e utilizem a internet como ferramenta de divulgação do negócio.
A palestra é motivacional. “A maioria das mulheres inicia um negócio por estar desempregada ou por precisar de uma segunda fonte de renda para suster suas famílias, mas não acredita no potencial do empreendimento e nós mostramos a elas que é possível prosperar administrando bem seu pequeno negócio”, explica a secretária de Empreendedorismo e Turismo, Eliane Sinhasique.
Durante a palestra, Eliane mostra casos de empreendedores que tornaram-se ricos através de seus pequenos negócios. Ela cita o pipoqueiro mais rico do Brasil, Valdir Novaki, e o vendedor de água mineral milionário, Rick Chester. “Isso mostra para elas que é possível, sim, ganhar dinheiro fazendo o que gosta e que é possível prosperar, sim, com essa atividade. Bastam dedicação, organização e planejamento”, destaca.
“A palestra foi muito inspiradora. Sou manicure há mais de 10 anos e nunca soube administrar o que ganho. Eu vim para aprender mais sobre planejamento e estou saindo daqui cheia de novas ideias”, garante a empreendedora, Tânia Katia de Oliveira.
Já a designer de sobrancelhas Ronilda Oliveira saiu do emprego de assessora parlamentar da Câmara Municipal de Senador Guiomard e resolveu investir em um negócio próprio. “Estou começando agora e pretendo ampliar meu negócio, trabalhando também com depilação. Vim em busca de aprender mais, pois precisamos nos reinventar sempre”, declara.
Mulheres empreendedoras no Brasil
O número de mulheres empreendedoras no Brasil é crescente. Segundo dados de uma pesquisa realizada pela Serasa Experian, o Brasil já conta com um contingente de mais de 5,7 milhões de mulheres empreendedoras, o que significa, aproximadamente, 8% da população feminina brasileira.
A pesquisa revelou que 43% dos donos de empresas no Brasil são do sexo feminino contra uma participação de 57% do sexo masculino. Outro dado interessante é que do total de empresas ativas no país, 30% delas tem mulheres como sócias.