Governo leva atendimento oftalmológico a estudantes do Juruá

Um total de 400 pessoas que apresentavam necessidades de correção ocular, bem como prescrição de óculos, foram atendidas nos municípios da região

oculos.jpg
atendimento_ii.jpg

Mais de 400 pessoas foram atendidas nos municípios da região durante ação do Programa Saúde na Escola (Foto: Eunice Caetano/SEE)

Para que o aluno tenha um bom aproveitamento escolar, um conjunto de fatores contribui neste processo, e um deles é essencial: a boa visão. Durante uma semana, profissionais das Secretarias de Educação e da Saúde, através do Programa Saúde na Escola (Projeto Olhar Brasil) visitaram instituições de ensino da rede pública dos municípios de Rodrigues Alves, Porto Walter e Cruzeiro do Sul para fazer consultas oftalmológicas nos estudantes.

Uma das unidades de ensino visitada pela equipe, foi a Escola Estadual Borges de Aquino, em Porto Walter. Logo após a consulta com a oftalmologista, os alunos que tinham receita prescrita, de imediato faziam a escolha das suas armações para confecção dos óculos, previsto para serem entregues no mês de junho. Na oportunidade, houve  a entrega de óculos dos alunos das Escolas públicas de Rodrigues Alves, que foram atendidos em fevereiro  do corrente ano. Outra clientela atendida pela ação foi os alunos do Movimento de Alfabetização (MOVA).

Foram atendidos nestes municípios, um total de 400 pessoas que, apresentavam necessidades de correção ocular, bem como prescrição de óculos. "Este esforço é uma iniciativa do Governo do Acre e Governo Federal com o objetivo de melhorar os índices educacionais, bem como a qualidade de vida da população", justifica o coordenador do Programa Saúde na Escola, Rutênio Sá.

De acordo com o coordenador, a meta do Projeto Olhar Brasil é atender 10 mil estudantes no Acre. Desde que foi implantado, em 2009, cerca de 4 mil alunos passaram por consultas, e 800 foram beneficiados com óculos. "Estamos fazendo um amplo planejamento para levar o projeto em outras comunidades e municípios".

O Projeto Olhar Brasil visa identificar problemas visuais em alunos matriculados na rede pública de ensino fundamental (1ª a 8ª série), no programa "Brasil Alfabetizado" do MEC e na população acima de 60 anos de idade.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter