Governo lança Programa de Feiras Regionais nesta quinta-feira

Barracas serão entregues pela SEPN para implantar o Programa Estadual de Feiras Regionais (Foto Cedida)
Barracas serão entregues pela SEPN para implantar o Programa Estadual de Feiras Regionais (Foto: Cedida)

Para incentivar o empreendedorismo, é necessário consolidar espaços e oportunidades de renda para os pequenos negócios no estado. A partir dessa nova realidade de desenvolvimento da microeconomia, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN), lança o Programa Estadual de Feiras Regionais. O evento terá a presença do governador Tião Viana e prefeito Marcus Alexandre e será realizado na Praça da Bandeira, ao lado do Mercado Velho, nesta quinta-feira, 2 às 17 horas.

Serão repassadas 180 barracas para empreendimentos de economia solidária de Rio Branco, que já iniciam atividades com a Feira de Páscoa. A implantação do programa prevê a entrega de mil barracas e cinco mil cartilhas para grupos de economia solidária de todo o estado, a partir do investimento resultante da parceria entre o governo federal, por meio do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e do governo do Estado, totalizando R$ 995 mil.

A Feira de Páscoa segue até dia 7 na Praça da Bandeira e Praça da Revolução. Os visitantes encontrarão além de muito chocolate, artesanato, jardinagem, alimentação e brinquedos.

Apoio

A organização coletiva e o planejamento individual fazem parte das orientações da cartilha desenvolvida pela SEPN (Arte SEPN)
A organização coletiva e o planejamento individual fazem parte das orientações da cartilha desenvolvida pela SEPN (Arte SEPN)

As barracas, de quatro metros quadrados, são impermeáveis, com cobertura e estrutura metálica em aço, adequada para que os feirantes comercializem seus produtos.

A estrutura é ainda mais útil para os municípios. Como exemplo, Sena Madureira que sancionou sua Lei de Economia Solidária há um ano, mas para que as feiras fossem realizadas era necessário o apoio estadual e que tendas fossem  cedidas e transportadas, o que ocorreu três vezes.

Atendendo às demandas regionais, vai ser possível entregar mais autonomia, como explica Silvia Monteiro, secretária adjunta da SEPN. “Isso gera muitos resultados positivos, como maior ocorrência das feiras, mais talentos descobertos e promoção de lazer à comunidade”.

Outro passo marcante da metodologia é a construção e as orientações por meio das cartilhas. “É um passo a passo para eles saberem a melhor forma de se organizarem e conhecerem experiências bem-sucedidas no Acre e no Brasil”, enfatiza a gestora.