O governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer (Setul), abriu oficialmente a Semana do Turismo na manhã desta terça-feira, 20, no Via Verde Shopping. Dentro da programação, houve o lançamento da Marca Turismo, a Exposição Geoglifos e o Concurso Fotográfico.
O evento contou com presença do representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Aldemar Maciel, o superintendente do shopping, Rodrigo Silva e da presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Acre, Janete Franke.
A Marca Turismo agora será utilizada em todos os produtos produzidos no estado, além de ser levado para todas as viagens nas quais se realizam a promoção do destino Acre e distribuído para todo o trade turístico.
De acordo com a gestora da Setul, Rachel Moreira, a nova marca foi pensada para ser reconhecida pelos turistas que passam pelo estado. “Assim como Pernambuco tem a sombrinha e o Rio de Janeiro tem o Cristo Redentor como imagem que define o local, teremos aqui agora essa marca. Para isso, escolhemos como base os misteriosos geoglifos, que são os desenhos no chão e que só podem ser vistos em voo de balão ou avião”, explica.
Para a dona da empresa Vivacre Turismo, Teresa Lundgren, a marca representa uma inovação para o estado. “É muito importante sabermos que hoje temos um produto que será símbolo do turismo acreano, pois cada vez mais isso desenvolve a cadeia produtiva nesse ramo, beneficiando o poder público e privado”, diz.
Exposição Geoglifos e Concurso Fotográfico
A Exposição Geoglifos está disponível no Via Verde Shopping até o dia 23, das 10 às 22 horas. As imagens utilizadas são de autoria dos fotógrafos Diego Gurgel e Edison Caetano.
Além disso, houve também o lançamento do Concurso de Fotografia “Como Vejo Sua Cidade”. As inscrições serão abertas no dia 1 de outubro, no site www.ac.gov.br.
A competição será dividida em duas categorias: Servidores do Estado e Comunidade. “Essa é uma forma de incentivar o turismo interno dos próprios acreanos e divulgar o Acre pelas redes sociais, por meio de fotos, que serão rastreadas por uma hashtag. Além disso, os vencedores das duas categorias receberão premiação, que é um final de semana na Pousada Ecológica Cachoreira, com todas as despesas inclusas”, destaca Rachel.