Governo irá investir mais de R$ 2 milhões na produção em Assis Brasil

Produtores rurais de Assis Brasil saíram da reunião satisfeitos com anúncio de investimentos na agricultura familiar (Foto: Leônidas Badaró)
Produtores rurais de Assis Brasil saíram da reunião satisfeitos com anúncio de investimentos na agricultura familiar (Foto: Leônidas Badaró)

O secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Glenilson Figueiredo, acompanhado do diretor-presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Acre (Emater), Idésio Franke, anunciou na manhã desta segunda-feira, 8, o montante de recursos que serão investidos na área de produção familiar em Assis Brasil no ano de 2015.

O encontro ocorreu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Assis Brasil, que ficou lotada de trabalhadores do campo e de representantes de associações de produtores rurais.

Glenilson afirmou que serão mais de 2,3 milhões que o governo do Estado vai aplicar no setor rural para alavancar a produção familiar em Assis Brasil.

O município é um bom exemplo de como algumas cidades acreanas são dependentes da zona rural. Segundo estimativas do Sindicato de Trabalhadores Rurais, dos mais de 6,5 mil habitantes, mais da metade mora na zona rural, e muitos que estão na cidade têm no trabalho no campo seu meio de sobrevivência.

“Esses investimentos anunciados hoje são de extrema importância para quem vive do que planta. A gente agradece a vinda do secretário e do governo do Estado pelo apoio. É motivo de muita alegria saber que vem mais investimentos para o nosso município”, destaca José de Araújo, vice-presidente do STR de Assis Brasil.

Investimentos nas cadeias produtivas e organização da comunidade

Glenilson Figueiredo anuncia investimentos de mais de 2 milhões de reais na agricultura em Assis Brasil (Foto: Leônidas Badaró)
Glenilson Figueiredo anuncia investimentos de mais de R$ 2 milhões na agricultura em Assis Brasil (Foto: Leônidas Badaró)

Durante a apresentação dos investimentos, os produtores puderam saber qual será o  investimento em cada cadeia produtiva. Foram apresentados os valores de investimento para o açaí, a borracha, a mecanização, a fruticultura, a extensão indígena e a piscicultura, além dos programas que fortalecem e garantem a compra da produção, como o ProAcre e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Em Assis Brasil, além de outros investimentos, serão distribuídas 10 mil mudas de açaí, vão ser plantadas 133 hectares com seringueiras, construídos 50 novos açudes e adquiridos um caminhão e uma voadeira com motor para ajudar no escoamento da produção. “Assim é o nosso trabalho, dialogando com os produtores e fortalecendo essa parceria. Terminamos o encontro com os produtores sabendo onde e como serão investidos os recursos em Assis Brasil”, afirma Glenilson Figueiredo.

Idésio Franke falou do fortalecimento da assistência técnica e alertou os produtores sobre a necessidade de organização. “É preciso que todo mundo faça sua parte. O governo está aqui anunciando os investimentos e cabe aos produtores de cada localidade se organizarem para melhorar e aumentar a produção rural”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter