Governo irá entregar primeira etapa do Into em 60 dias

Com o fim do período de chuvas, etapa de diagnósticos e radio-imagem deve entrar em funcionamento no fim de julho (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Com o fim do período de chuvas, etapa de diagnósticos e radio-imagem deve entrar em funcionamento no fim de julho (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana visitou na manhã desta segunda-feira, 25, as obras do Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into). O futuro hospital, que tratará principalmente os casos de pessoas acidentadas, teve a retomada de suas obras com o fim do período de chuvas e se prepara para entregar a primeira etapa em 60 dias, ofertando os serviços de radio-imagem e diagnóstico.

“Essa é a primeira etapa de um hospital de neurocirurgia e trauma-ortopedia. Vamos começar os atendimentos já no fim de julho, em poucas semanas. E isso vai ser uma mudança enorme na diminuição do tempo de espera dos pacientes que hoje recorrem principalmente ao Hospital das Clínicas. Vai ser um avanço efetivo para a população do Acre”, disse o governador Tião Viana.

(Foto: Sérgio Vale/Secom)
(Foto: Sérgio Vale/Secom)

O Into vai oferecer 13 especialidades ortopédicas, 19 consultórios ambulatoriais e boxes de atendimento, quatro salas cirúrgicas, duas salas de procedimentos invasivos e 68 leitos de internação, sendo 11 de terapia intensiva, oito de hospital-dia (internação parcial) e 49 leitos de enfermaria adulto e infantil. Contará também com serviços e área para atividades lúdicas e educativas de reabilitação, oficina ortopédica, auditório e centro de estudos, fisioterapia e hidroterapia com cais flutuante para caiaques, terraço, rampa táctil e espaço para exercícios ao ar livre, junto a um açude em frente ao hospital que está sendo recuperado.

Segundo o secretário de Obras Públicas, Leonardo Neder, foram principalmente o inverno rigoroso, a histórica alagação e a mudança de gestão de um mandato para outro que causaram o atraso nas obras. Ainda assim, os avanços continuam. “Toda a parte estrutural está feita, tanto a visível quanto três quilômetros de galerias subterrâneas que estão prontas para o sistema elétrico, de incêndio, de gases. O que tem de previsão é entrega da primeira etapa em 60 dias e para o fim do ano a ideia é de conclusão integral”, explica Leonardo.

Saiba mais:

O Into é um órgão da administração direta do Ministério da Saúde, considerado referência em todo o país e que atende exclusivamente aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). É hoje o único hospital brasileiro e um dos 18 do mundo que integram a International Society of Orthopaedic Centers (ISOC), que congrega os melhores hospitais de ortopedia existentes.

Para o secretário de Saúde, Armando Melo, com a unidade no Acre, uma vez inaugurado o Into “vamos desafogar o pronto-socorro da capital e o Hospital das Clínicas. Queremos que as pessoas tenham um acesso mais rápido à saúde, necessidade básica do usuário do SUS”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter