Governo investe R$500 mil em tecnologia de controle e medição de água

Depasa instala macromedidores para gerenciar o sistema de água em Rio Branco (Foto: Assessoria Depasa RB)

Depasa instala macromedidores para gerenciar o sistema de água em Rio Branco (Foto: Assessoria Depasa RB)

Com a finalidade de monitorar o sistema e manter os registros de pressão, vazão, nível e temperatura para controlar os vazamentos de água, o governo do estado, por meio do Depasa Rio Branco está fazendo um investimento inicial de R$ 500 mil na aquisição de equipamentos com inovações tecnológicas para saneamento.

O Acre está sendo o estado pioneiro da Região Norte a fazer uso do serviço tecnológico de monitoramento de distrito de medição e controle a distância.

Serão instalados, inicialmente, dez macromedidores nas principais adutoras do sistema de água de Rio Branco. As instalações iniciaram nesta terça-feira, 31, na adutora de 500 mm da ETA (Estação de Tratamento de Água)II, que abastece o reservatório Floresta e Portal da Amazônia. Outros nove macromedidores serão instalados nas adutoras de entrada e saída dos reservatórios Comara, Santo Afonso e nas redes de distribuição dos setores que estão com água 24 horas.

O monitoramento de DMC (Distrito de Medição e Controle) garante um controle gerencial de todo o sistema de água, possibilitando identificar setores mais problemáticos, em relação aos índices de perda alta, e redução de custos – energia, produtos químicos e manutenção corretiva.

Segundo o superintendente do Depasa Rio Branco, Felismar Mesquita, a produção de água em Rio Branco é suficiente para atender toda a população, entretanto, “enquanto as perdas não forem controladas, as intermitências e os problemas continuarão existindo. Mas, com os dados obtidos em tempo real, podemos tomar as decisões corretas”.

Mesmo com todo o trabalho e esforço de uma equipe não é possível analisar e ter conhecimento técnico sobre a região de Rio Branco que mais desperdiça água. “Esse trabalho não será feito com ‘achismos’, o sistema inteligente identifica por onde começar a combater as perdas não aparentes e mais críticas”, explicou o engenheiro Gustavo Lamom, representante da Empresa Isoil Lamom, responsável pela preparação e instalação dos macromedidores.

O monitoramento de DMC (distrito de medição e controle) faz parte da ação “Água 24 horas”, que o Depasa Rio Branco vem desenvolvendo em campo com as equipes de combate a vazamentos e também com as de conscientização social sobre o uso adequado da água.

Por meio da plataforma Infosan-web, cada setor será monitorado. Caso o sistema não funcione, o equipamento tem um cartão de memória de 2GB que armazena todas as informações. Energizada pela mesma eletrônica de monitoramento completo, a medição da pressão dispensa energia elétrica.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter