Governo instala rede de drenagem na Baixada do Sol

Equipe aproveita dia de sol para trabalhar na conclusão da drenagem na rua Sebastião Amâncio, no João Paulo II (Foto: Assessoria Depasa)
Equipe aproveita dia de sol para trabalhar na conclusão da drenagem na rua Sebastião Amâncio, no João Paulo II (Foto: Assessoria Depasa)

Aproveitando os dias de sol em meio ao inverno amazônico, o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) trabalha na instalação da rede de drenagem no Bairro João Paulo, na região da Baixada do Sol. Nesta quinta-feira, 23, o coordenador do Ruas do Povo, Marcos Venício de Holanda, acompanhou as obras e verificou as áreas que serão desapropriadas para construção da Estação Elevatória de Esgoto (EEE).

Por ser em uma área plana e a rede de drenagem ainda não estar concluída, a comunidade do bairro tem enfrentado dificuldades durante esse período chuvoso. Mas, o governo tem feito o possível para manter o acesso no local. “Estamos trabalhando em sete bairros, as obras não pararam. A gente sabe das dificuldades que existem nos trabalhos durante esse período invernoso, mas, com certeza, até o verão concluiremos esses serviços”, disse Marcos Venício.

Ao todo, no bairro serão pavimentadas 51 ruas.  Além do trabalho do Depasa, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb), tem feito trabalhos paliativos na drenagem das ruas em que as obras definitivas ainda não iniciaram.

O diretor de pavimentação do Depasa, Marcos Lourenço, pede a compreensão da comunidade. “Uma obra daquela magnitude não ocorre da noite para o dia. Diversos fatores atrasaram a execução da obra, desde climáticos a técnicos, mas o importante é que o governo não foge das responsabilidades e presta todo o apoio para amenizar os transtornos. E no verão concluiremos os serviços”, afirmou.

Rede coletora de esgoto

7946811142_93d1a733b8_h

Toda tubulação da rede coletora de esgoto foi instalada nas ruas da localidade, faltando apenas interligá-la ao sistema de tratamento de Rio Branco. O Estado está prestes a indenizar o morador da área escolhida para iniciar as obras da EEE, que fará essa conexão das redes domiciliares com uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

“Estamos fazendo, dentro da Baixada, o sistema de esgoto. Algumas elevatórias, às vezes, têm quatro ou cinco pontos dentro de um bairro e nós temos que indenizar os proprietários. Isso já está sendo feito dentro do jurídico do Depasa para que a gente possa agilizar o mais rápido possível”, explicou Marcos Venício.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter