O governo do Acre já deu início ao seu plano estratégico de vacinação contra a Covid-19. Como parte das ações que visam salvar vidas, os secretários de Saúde, Alysson Bestene, e de Indústria, Ciência e Tecnologia, Anderson Lima, inspecionaram nesta terça-feira, 22, as instalações das câmaras frias do empreendimento Peixes da Amazônia para o possível armazenamento dos imunizantes que chegarem ao estado.
A unidade conta com três compartimentos frigoríficos de grande porte, que obedecem as especificações técnicas de conservação da maioria das vacinas em desenvolvimento no mundo. Os equipamentos conseguem manter uma temperatura de até 30 graus negativos.
Com rede elétrica exclusiva e subestação própria, o risco de possíveis apagões é diminuído, tornando o armazenamento das doses nas câmaras frias da Peixes da Amazônia ainda mais seguro.
Outro aspecto favorável é a localização privilegiada do empreendimento. Situado às margens da BR 364, principal rodovia que corta o Acre, a distribuição será facilitada para os municípios com acesso terrestre.
“O governo do Estado já emitiu uma carta de intenção ao Instituto Butantan para aquisição de 700 mil doses da vacina, e este espaço atende tanto a nossa demanda relacionada ao tamanho, quanto as especificações de temperatura do ambiente”, comentou o gestor da Saúde, Alysson Bestene.
Desativadas desde novembro de 2018, as câmaras frias passarão por uma minuciosa revisão de profissionais especialistas. Durante a visita dos secretários, uma equipe da concessionária de energia elétrica realizou vistoria na subestação do local.
“Como os equipamentos estão há um certo tempo parados, estamos viabilizando a contratação de uma equipe para fazer a manutenção de toda a estrutura das câmaras de resfriamento. Todos estes ajustes precisam ser feitos de forma antecipada para que possamos receber as vacinas com cuidado necessário e dentro dos padrões estabelecidos”, explicou o secretário Anderson Lima.