Governo injeta R$ 526 milhões no Acre até o fim do ano

Comércio é um dos setores aquecidos (Foto: Marcela Chaar/Secom)
Comércio é um dos setores aquecidos (Foto: Marcela Chaar/Secom)

Com a proximidade do fim de 2014, o governo do Acre se prepara para injetar o equivalente a R$ 526 milhões na economia do estado com o pagamento dos salários de novembro, dezembro e décimo terceiro. O valor foi calculado pela Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), e como o período também é marcado por festas e celebrações, o mercado acreano aguarda ansioso o momento, que aquece praticamente todos os setores da economia.

O calendário de pagamento dos servidores estaduais já tem a data de todos os salários. Em novembro, os pagamentos serão de 21 a 28. Já o décimo terceiro está marcado para 19 a 24 de dezembro, enquanto o pagamento de dezembro será efetivado de 19 a 30, logo em seguida. Para saber a data correta de pagamentos de acordo com cada secretaria e autarquia, acesse o site do governo do Estado.

Para o mercado, o período é animador. Com as festas de fim de ano e o Natal, seguido pela tradicional troca de presentes, o consumidor tende a gastar mais. Segundo a Federação do Comércio do Acre (Fecomércio), 2014 será um ano ainda mais especial para o mercado no Acre, pois o governo do Estado está liberando o décimo terceiro mais cedo. “Nesse aspecto, deve-se destacar que pesquisas recentes apontam uma queda no nível de endividamento das famílias, fato que permitirá mais dinheiro nas mãos das pessoas, com o consequente aumento da propensão a consumir”, explica Leandro Domingos, presidente da federação.

A diretoria da Fecomércio não tem dúvida de que as vendas deste ano deverão superar as do ano passado – em torno de 5%, o que é um bom crescimento do varejo em época de crise. A instituição orienta os consumidores a aproveitarem o período de compras, já que serão muitas as promoções de fim de ano, com redução de preços, longos prazos de pagamento e taxas de juros bastante reduzidas.