Os processos de captação, tratamento e distribuição de água da cidade de Manoel Urbano recebem investimentos do governo do Acre, por meio do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), para a reestruturação de seus sistemas operacionais e, consequentemente, melhorar o fluxo de abastecimento para as mil e quinhentas ligações ativas da área urbana.

A gestão estadual celebra um termo de compromisso com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para a aplicação de recursos superiores a R$ 2 milhões nas etapas de modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA) do município.

“Iniciamos a reforma da ETA com a reestruturação de um novo espaço para a casa de química, laboratório, depósito de produtos e a sala do operador, oferecendo melhores condições de trabalho aos servidores e serviços prestados aos consumidores”, informa o diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães.

Gestores do Depasa vistoriam as instalações da ETA de Manoel Urbana que passará por obras (Foto: André Araújo)

O gestor relata que outra ação de destaque na cidade é a implantação de nova adutora de água bruta, entre a central de tratamento até ao Rio Purus, fato que garantirá o aumento da produção de água para 30 litros por segundo.

“Unindo a modernização estrutural, a implantação da adutora e o adicionamento de novos equipamentos como flutuante, conjuntos motor-bomba, subestação e rede elétrica de alta tensão, captaremos mais água para ETA e, assim, distribuiremos em maiores quantidades para a população”, destaca Edvaldo Magalhães.

O cronograma de obras do governo Tião viana para a modernização do sistema de abastecimento de Manoel Urbano também contempla os serviços da construção de um reservatório elevado e a aquisição de tubos, registros e conexões.

Morador do bairro Chagas de Castro, o servidor público Assunção Braga fala sobre a expectativa destes investimentos “Na minha comunidade cai água um dia sim e outro não. Com essas obras, espero que chegue água todos os dias ou com mais quantidade, porém, tudo que é de benefício, é bem vindo”, disse Braga.