Qualidade de vida

Governo inicia novas obras do programa Ruas do Povo em Feijó

Uma das principais políticas públicas que interfere diretamente no desenvolvimento de uma comunidade é o saneamento básico. Com ele, os serviços de água tratada e de pavimentação de ruas elevam a melhoria da qualidade de vida de seus moradores, sobretudo na área de saúde, com a redução da mortalidade infantil.

Nesse sentido, o governo do Estado iniciou nesta terça-feira, 7, mais uma etapa de obras do programa Ruas do Povo em Feijó. No total, 28 ruas serão contempladas com estruturas de rede de água, pavimentos e construção de calçadas.

“A princípio, estão sendo feitos os trabalhos de limpeza no primeiro setor de ruas contempladas, retirando os entulhos e estabilizando o solo. Na sequência, vamos implantar as primeiras tubulações para depois chegar com a drenagem e o pavimento de ruas”, informa o gerente do Depasa em Feijó, Antônio Nascimento, o “Toinho RCC”.

Serviços de limpeza das ruas e de retirada de entulhos contemplam o cronograma inicial de obras (Foto: Cedida)

O projeto contempla cinco quilômetros de pavimentação em tijolo, quase dois quilômetros de rede de abastecimento de água e 350 ligações domiciliares, num investimento superior a R$ 4 milhões aplicados pelo governador Tião Viana.

“No atual cenário econômico do país, com retração e congelamento de investimentos públicos, atuar de forma direta na aplicação de ações na área de infraestrutura torna-se algo desafiador, e o governador Tião Viana, além de garantir o pagamento em dia dos servidores, insere recursos na economia por meio da execução de obras de saneamento integrado nos municípios de difícil acesso e agora na nova etapa do Ruas do Povo em Feijó”, destaca o diretor-técnico do Depasa, Anderson Mariano.

Além desse município, a nova fase do Ruas do Povo tem ações em desenvolvimento em Rio Branco, nas regionais do Calafate, Salim Farhat, Conquista e Joafra e na cidade de Plácido de Castro.

Novas ações do Ruas do Povo serão realizadas em 28 vias de Feijó (Foto: Cedida)

“O Acre tinha cerca de 300 quilômetros de rede de distribuição de água em 2000, passando para mais de 2.300 quilômetros em 2016. Isso comprova a grandeza do trabalho do nosso governador em promover ações que melhoram a vida das pessoas e valorizam os imóveis, que ficam aptos à regularização fundiária, além de gerarem renda para os trabalhadores”, ressalva o diretor-presidente do Depasa, Moisés Diniz.

Outros investimentos

No quesito saneamento integrado, em março deste ano o governo do Acre, por meio do Programa Água para Todos, construiu sistemas de abastecimento para comunidades rurais de Feijó. Um dos exemplos desses investimentos contempla o povo Shanenawa com 13 redes de distribuição de água, em que cada estrutura atende cinco famílias. Na totalidade do projeto, o investimento atende 65 famílias das aldeias Morada Nova, Paredão, Nova Vida e Shane Kaya.

A gestão estadual também investe em um novo sistema de captação e adutora de água bruta para a cidade, com a implantação de 2,35 quilômetros de adutora de 250 milímetros e a construção de nova central que captará a água no Rio Envira.