Governo inicia cursos técnicos do Pronatec na área da saúde em Rio Branco

Nesta semana o governo do Estado iniciou novas turmas de formação em saúde nas áreas técnicas de Enfermagem, Imobilizações Ortopédicas, Análises Clínicas e Órteses e Próteses para 150 jovens e adultos do município de Rio Branco. A forma de ingresso se deu pela avaliação realizada pelo Ministério da Educação por meio do último Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Legenda: Novos alunos dos cursos técnicos em saúde de Rio Branco (Foto: Assessoria IDM)

Legenda: Novos alunos dos cursos técnicos em saúde de Rio Branco (Foto: Assessoria IDM)

A unidade descentralizada do Instituto Dom Moacyr (IDM) Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha realiza os cursos, em parceria com o Ministério da Saúde (MS), Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e Secretaria de Estado de Educação e Esportes (SEE). A Escola de Saúde está sob a coordenação da professora Anna Lúcia Abreu.

Pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o governo do Estado pretende alcançar até o fim deste ano, 19 mil cursistas – atualmente são 15 mil inscritos em todo o Estado do Acre.

Eulinda Novaes, aluna do curso técnico em enfermagem, mencionou: “Pretendo ajudar as pessoas que necessitam de cuidados. Recentemente estive na África, vi a miséria, o sofrimento e como necessitam de ajuda. Já desenvolvo atividades de entretenimento na área social, e com a formação em saúde poderei contribuir muito mais”.

Héwerton Araújo, aluno do curso técnico de Órteses e Próteses, disse que procurou essa formação por conta do mercado de trabalho. “Sei que é uma área que está em expansão, e em breve vai me proporcionar empregabilidade. É muito importante a iniciativa do governo de ofertar cursos técnicos para todos”, declarou.

“É de responsabilidade do técnico levar ao usuário a promoção, a prevenção e a proteção à saúde. A atenção básica, os primeiros cuidados chegam primeiramente aos técnicos. Trabalhamos em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), que abrangem a universalidade, equidade e integralidade da atenção à saúde”, afirmou Marco Brandão, diretor-presidente do IDM.

O governador Tião Viana designou que, onde houver um cidadão acreano, o atendimento em saúde deve alcançá-lo, possibilitando, assim, a melhoria da qualidade de vida de todos. Para tanto, tem sido destinado grande investimento na qualificação de novos profissionais.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter