Governo inaugura a Central do Artesanato nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira, dia 25, será inaugurada a Central de Apoio ao Beneficiamento, Confecção e Venda de Artesanato de Produtos da Floresta. O espaço está localizado no Bairro Rui Lino, regional IV da capital, uma obra realizada pela prefeitura de Rio Branco. A inauguração é o marco da estruturação recebida através do convênio da Fundação Banco do Brasil com o governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN). O investimento é de R$ 100 mil em equipamentos, utensílios e capacitações.

O artesanato é um dos importantes setores da Economia Solidária. A maioria dos grupos acreanos de artesanato utilizam sementes, cascas, fibras e madeira como matéria-prima, por isso os maquinários adquiridos são para as etapas do processo de produção como polimento e lixamento. A meta é a certificação desses produtos.

A Central de Artesanato se estabelece como o complemento de políticas públicas desenvolvidas nas esferas municipais e estadual, tendo com objetivo o estímulo a este setor, pois oferece um espaço permanente para o beneficiamento, exposição e comercialização do trabalho realizado pelos artesãos em condições de segurança. 

“Com a melhoria das condições de trabalho desses artesãos e também com a possibilidade de inovação tecnológica no processo de produção e capacitações o resultado será produtos com maior padrão de qualidade e assim, é possível inserir o artesanato acreano de forma mais organizada no mercado regional”, destaca o secretário de pequenos negócios, José Carlos Reis.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter