Setor é um dos que mais se desenvolvem no Acre
Desde 27 de setembro de 1980, é celebrado pela Organização Mundial do Turismo (OMT) o Dia Mundial do Turismo, que fora estabelecido pela terceira conferência da Assembleia Geral da OMT em Torremolinos (Espanha), um ano antes.
Na última década, o Estado do Acre vem passando por profundas transformações resultantes da definição estratégica e da implantação de políticas públicas que visam o desenvolvimento sustentável estadual. A economia dinamizada, os serviços públicos oferecidos com qualidade, a produção em constante desenvolvimento, as práticas de manejo florestal, tudo isso torna o governo do Estado uma gestão em crescente aprimoramento e estabelece como uma das prioridades o segmento econômico do turismo, que representa uma das principais atividades econômicas da atualidade.
Foi defendido durante a reunião do G20 em Londres (Inglaterra), em 2 de abril de 2009, como um forte ator dos pacotes que estimulam a mudança dos países em direção à economia verde mundial. Entre as atividades dos países que se dedicam a atividade, o turismo representa 5% de seu PIB e 6% dos empregos existentes. Segundo o Ministério do Turismo, o segmento cresceu a uma taxa média de 6,15% ao ano, no período de 2003 a 2007, incremento considerado acima da média mundial, de 5% naquele período.
O reflexo disso tudo são o turismo verde, práticas sustentáveis e uma economia voltada para políticas ambientais conservacionistas, além de uma atenção para as regiões com maiores exuberâncias naturais, como Acre, por exemplo. Desde o início do governo Jorge Viana, têm sido trabalhadas por sua equipe de governo essas práticas, que vêm tomando corpo à medida que o trabalho toma continuidade, tornando o turismo local cada vez mais forte e de visibilidade mundial.
Hoje, no governo Tião Viana, é nítida a preocupação em desenvolver estratégias de promoção dos destinos turísticos, na preservação como identidade principal do povo acreano. Em sua equipe governamental, Ilmara Lima coordena a Secretaria de Estado de Turismo e Lazer, e desde o início da gestão acompanha de perto os projetos que já haviam sido iniciados ateriormente e deposita empenho necessário para a celeridade de conclusão e criação de novos produtos e abertura de novos destinos, utilizando todo o potencial do estado.
Um projeto ousado e inovador foi o lançamento do programa de promoção turística "Tá na Hora de Conhecer o Acre", lançado durante o I Salão Estadual de Turismo, na Expoacre 2011. Uma forma de promover o Estado também para os próprios acreanos, incentivando o turismo local.
Junto com isso, a secretaria trouxe profissionais especializados em formatação de produtos turísticos, e o Acre foi o primeiro Estado a implantar o projeto do Ministério do Turismo de "inventário da oferta turística", com a ferramenta Invtur, que foi uma atitude tomada pelo governo do Estado a fim de acelerar o processo de desenvolvimento do turismo local, inventariando toda a oferta de serviços disponíveis no Estado, tanto na capital quanto no interior, e fazer "serem visto" os dispositivos que atendem todos os tipos de visitantes ao Estado.
Um termômetro de que o Acre vem sendo citado na imprensa mundial quando se trata de "turismo verde" são as contantes matérias e documentários presentes nas principais revistas especializadas, como Turismo & Aventura, revistas de bordo das companhias aéreas e jornais de renome, como o Estadão, O Estado de S. Paulo e demais veículos digitais.
Este ano, no 6º Salão do Turismo, o artesanato acreano efetuou um volume de vendas superior a todos os anos anteriores, vendendo mais de R$ 10 mil apenas no primeiro dia, batendo recorde de visitação para conhecer os novos roteiros, gastronomia e cultura. O governador Tião Viana acompanha de perto as atividades da Setul e tem dado atenção especial ao ecoturismo e esportes de aventura. Prova disso é a construção dos circuitos de arvorismo da APA do Amapá e do Seringal Cachoeira, que já foram aprovados e já estão em processo de estudo de montagem pelos engenheiros.
A secretária Ilmara é categórica quando afirma "o Acre se tornará em breve um dos maiores destinos de turismo de aventura do Brasil, recebendo cada vez mais entusiastas do ecoturismo que procuram a Amazônia como local da prática. Ela também acredita que este ano está sendo inédito e especial para a economia do Estado com a contribuição do segmento do turismo, envolvimento da população, e iniciativas do governo do Estado, gerando emprego e renda e novas possibilidades para o setor comercial, ampliando os horizontes juntamente com os países vizinhos".
Governo do Estado homenageia os turismólogos
Neste dia especial, a secretária Ilmara Lima, em nome do governador Tião Viana, homenageia o profissional turismólogo por sua grandiosa participação no desenvolvimento do Estado e do país, e homenageia o Acre por ser um lugar rico com tantas belezas, e continuará trabalhando para que o turismo seja desenvolvido da mesma forma, com respeito ao meio ambiente e ao povo que nele vive.