Governo habilita técnicos para o CAR

A capacitação terá duração de uma semana sobre o sistema de cadastro ambiental rural (Foto: Assessoria Sema)
A capacitação terá duração de uma semana sobre o sistema de cadastro ambiental rural (Foto: Assessoria Sema)

Começou nesta segunda, 19, no auditório da Fameta, a capacitação de 80 profissionais para o Sistema de Cadastro Ambiental Rural do Estado do Acre (Sicar/AC). A meta é montar equipes que trabalhem em todo o estado. Durante uma semana, receberão informações a respeito de legislação, procedimentos de atendimento ao público e, principalmente, sobre como funciona o sistema que efetivará o Cadastro Ambiental Rural (CAR) dos proprietários e possuidores de imóveis rurais do Acre.

A partir da conclusão da capacitação, o governo irá estruturar cinco equipes que atenderão toda a zona rural do estado no formato itinerante. Uma delas já está atuando em Acrelândia, onde mais de três mil produtores serão inscritos no CAR. Os pontos fixos serão montados em Rio Branco, Acrelândia, Plácido de Castro, Senador Guiomard, Porto Acre, Xapuri, Brasileia, Sena Madureira, Feijó, Tarauacá e Cruzeiro do Sul.

Na abertura da capacitação, os representantes da área ambiental falaram sobre o trabalho. Para Aristóteles Medeiros, do Incra, o CAR vai facilitar a vida dos produtores e de quem trabalha na área: “Tudo vai melhorar com o cadastro, e vocês [os técnicos] são essenciais nesse processo”.

Já Clovis Melo, da Seaprof, ressaltou a importância do contato com o produtor: “Nosso trabalho não é só coletar dados, é estar junto com quem precisa de apoio”.

Edegard de Deus, titular da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), encerrou a solenidade falando sobre o compromisso do governo com os produtores: “Este é o maior programa de regularização ambiental feito pelo governador Tião Viana. Estou emocionado de estar aqui, no início desta missão”, concluiu.

cadastro-produtor-CAR-002-thennyson-passos-png32

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter