Imac deve encerrar processos de manejo comunitário em junho próximo

 

Os processos de manejo comunitário que deram entrada este ano no Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) devem ser concluídos até a primeira quinzena de junho deste ano, de acordo com anúncio feito ao governador Tião Viana pelo diretor-presidente do órgão, Fernando Lima, na tarde desta segunda-feira, 19.

Fernando Lima fez o anúncio ao governador. Encontro foi acompanhado pelo secretário de Comunicação, Leonildo Rosas (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Fernando Lima fez o anúncio ao governador. Encontro foi acompanhado pelo secretário de Comunicação, Leonildo Rosas (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

“Isso vai fazer com que a comunidade de pequenos produtores e as cooperativas de manejo possam trabalhar no verão amazônico tranquilas, licenciadas. Contando com o manejo das três florestas públicas beneficiadas [Mogno, Liberdade e Gregório] de Tarauacá e do Projeto de Assentamento Familiar [PAF] Havaí, o licenciamento deve abranger aproximadamente 100 mil metros cúbicos”, disse o diretor.

Lima ressalta que houve uma modificação na prioridade das entregas de licenciamentos. “Os pequenos produtores foram priorizados porque eles dependem dessa documentação para trabalhar. Nosso trabalho reflete na economia rural dessas famílias, que poderão trabalhar dentro da legalidade”, comentou.

O diretor frisa que a documentação para os grandes produtores permanecerá sendo realizada da mesma forma que em anos anteriores. “O reflexo dessa mudança será notado já na safra deste ano, na utilização maior de madeiras certificadas. A nossa proposta é de que os comunitários movimentem intensamente esse setor”, completou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter