Governo garante equipamentos para colheita do milho no Alto Acre

Máquinas agrícolas são enviadas para o Alto Acre para ajudar na colheita do milho (Foto: Leônidas Badaró)
Máquinas agrícolas são enviadas para o Alto Acre para ajudar na colheita do milho (Foto: Leônidas Badaró)

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), envia para o Alto Acre nesta terça-feira, 17, equipamentos agrícolas para auxiliar os produtores rurais da região na colheita do milho. São cinco colheitadeiras e quatro tratores agrícolas.

Os equipamentos fazem parte da contribuição do governo do Estado aos produtores familiares, que vai desde a mecanização das áreas de terra até o apoio na hora da colheita das culturais agrícolas.

“Temos procurado fortalecer essa parceria, principalmente no Alto Acre, onde os produtores foram castigados com a alagação. Nossos equipamentos estão disponíveis para auxiliar os produtores familiares”, destaca Glenilson Figueiredo, gestor da Seaprof.

Em Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri foram mecanizados 2.290 hectares de terra, beneficiando 867 produtores rurais. Desse total, a expectativa dos técnicos da Seaprof é de colheita de 1.200 hectares em plantio de milho, em 250 propriedades rurais.

Apesar das chuvas acima do esperado em 2015, a expectativa de produtividade é grande. A estimativa é de colher em média 100 sacos de milho por hectare, o que representa 120 mil sacas do grão, num total de seis mil toneladas de milho.

Diogo Sobreira, coordenador de Produção Familiar da Seaprof, destaca que a tecnologia por meio da parceria com o governo do Estado tem sido o diferencial para o aumento da produtividade dos produtores de milho da região.

“Por meio do acesso à tecnologia, nossa produção só aumenta. Há quatro anos a produção era de 80 sacos por hectares; atualmente saltamos para até 120 sacos por hectare. Mesmo com as chuvas que foram atípicas este ano, estamos confiantes de que teremos uma boa colheita do milho naquela região”, afirma.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter